Aspectos Físicos e Geográficos

Print Friendly, PDF & Email

Vista parcial de Itajubá

O município de Itajubá situa-se no sul de Minas Gerais, fazendo divisa com os municípios de São José do Alegre, Maria da Fé, Wenceslau Brás, Piranguçu, Piranguinho e Delfim Moreira. Está na bacia hidrográfica do Rio Sapucaí, cuja nascente fica na cidade de Campos do Jordão – SP.

Coordenadas Geográficas

Latitude Sul – 22° 30’ 30”
Longitude Oeste “Grenwich”- 45°27’20”

Altitude

Máxima – 1915m Local: Pedra de Santa Rita
Mínima – 845m Local: cota do Rio Sapucaí

Área

290,45Km²

Relevo

Montanhoso: 78%
Ondulada: 12%
Plano: 10%

.

Principais Rios

Rio Sapucaí

Rio Sapucaí, Rio Lourenço Velho, Ribeirões Anhumas, Zé Pereira, Piranguçú e Água Preta.

.

Precipitação Pluviométrica

Precipitação média: 1.409,5mm ao ano, chegando ao maior nível nos meses de dezembro e janeiro.

.

Clima

Situado nos limites meridionais da zona intertropicale, sob influência da elevada altitude da região, o clima de Itajubá é do tipo tropical e temperado, com oscilações bruscas de temperatura e predominância de ventos NE.

.

Solo

Tipo predominante Latossolo vermelho escuro distrófico.

.

Parque Florestal

Trilha do Parque Anhumas

Com 22 hectares, o Parque Estadual de Anhumas, criado em 1983 e inaugurado em 1987, é hoje uma importante unidade ecológica de conscientização sobre conservação do meio ambiente. A flora e a fauna são muito ricas, a vegetação é constituída de matas, capoeiras, pastos e pomar. Muitas espécies ali são encontradas, entre elas, o ipê amarelo, o jacarandá mimoso, o cordiz, as palmeiras, o guazuma, o jatobá, o pau-pereira, o guapuruvú, o pau-ferro, o angico e a quaresma. Nos troncos das árvores podemos observar a orelha de pau, os cogumelos-de-chapéu, e algumas espécies de líquens, Pau-Brasil e musgos.

Grande quantidade de aves habitam o Parque. Entre elas a rolinha fogo-apagou, o juriti, o pica-pauzinho, o bem-te-vi risadinha, o sabiá-amarelo, o tiê-preto e a maritaca.

Alguns roedores como o rato-do-mato e a lebre; cobras como a urutu, a jararacuçu e a falsa coral. Também alguns lagartos e pequenos animais, como o gambá, o tatu-bolinha e o ouriço, compõem a fauna do Parque.

O Parque Estadual de Anhumas oferece aos visitantes uma boa infra-estrutura de lazer e oportunidade de contato com a natureza.

.

Flora

Abricó de Macaco

É basicamente formada por remanescentes de Mata Atlântica com ocorrências de espécies nativas como: Jatobá, Angico, Jacaré, Peroba, Ypê, além de rica flora medicinal com destaque para Carqueja, Sete – Sangrias, Sarsa Parrilha, Tayuá, Ginseng do Brasil e outras.

.

Floresta

Floresta Seb-Caducifólia Latifoliada Tropical e pela Floresta Sub-Caducifólia Subtropical de Araucária, ocorrendo também áreas de cerrado e campo. Podem ser citadas as seguintes espécies que ocorrem nas áreas desta vegetação: açoite cavalo, cedro, canela, sassafraz, maçaranduba, canjerana, amoreira, jatobá, óleo copaíba, jequitibá, peroba rosa e guatambu.

.

Cerrado

Devido à proximidade da área com a região montanhosa, nota-se pouca ocorrência de vegetação de cerrado, constituída por árvores esparsas de pequeno porte. Apresenta cobertura de arbustos e sub-arbustos, com pouco revestimento do solo, sendo composto por espécies como o marolo, barbatimão, espinheira santa, cagaita, ipê do cerrado e pau santo.

.

Fauna – Aves

Tucano – Fauna preservada

Apesar de reduzida cobertura florestal, nota-se grande diversidade de representantes da fauna silvestre. Algumas espécies encontradas na região são: rolinha fogo-apagou, o juriti, o pica-pauzinho, o bem-te-vi risadinha, o sabiá-amarelo, o tiê-preto, a maitaca, o tucano e o sanhaço.

.

Fauna – Mamíferos

Capivara

Na região existem várias espécies da fauna silvestre como a capivara, veado mateiro, macaco prego, cachorro do mato, lontra, paca, cutia, morcego frutífero, gambá, onças jaguatirica e suçuarana entre outros importantes exemplares da fauna brasileira.

Foto tirada à margem do Rio Sapucaí

 

Foto tirada à margem do Rio Sapucaí

 

Foto tirada à margem do Rio Sapucaí