Itajubá foi uma das cidades selecionadas para receber a 39ª edição do Enduro da Independência em seu 3º dia de evento (06/09). A tradicional prova de motos, que acontecerá de 4 a 7 de setembro, vai reunir 300 pilotos em diferentes categorias no grid de largada e promete ser uma grande aventura off road entre Minas Gerais e São Paulo, passando por cerca de 18 municípios.
O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Itajubá, visa movimentar a economia da cidade, principalmente a rede hoteleira, bares, restaurantes, além de outros comércios, pois atletas, equipe técnica e familiares estarão no município.
“Há uma ansiedade das cidades-sede na busca por oferecer a melhor receptividade a estes pilotos. E são visuais maravilhosos. Vamos passar em regiões encantadoras, muito lindas. E apesar da distância, será uma prova bem técnica, com muita trilha. Agradecemos desde já à Prefeitura”, disse Lúcio Pinto Ribeiro, coordenador geral do evento.
Além de Itajubá, também servirão de cidades-sede para o evento: São Lourenço (MG), Caxambu (MG) e Socorro (SP).
ENDURO – O QUE É?
Enduro de regularidade é um tipo de competição motociclística fora de estrada bastante difundida no Brasil. É uma prova de longa duração em que a velocidade não é o fator preponderante.
O piloto, dividido em categorias, deve cumprir um roteiro fornecido pela organização momentos antes do início da disputa. Vence o piloto que cumprir as determinações da planilha de forma mais rigorosa e o mais próximo da velocidade indicada. Para aferir o desempenho de cada piloto são instalados rastreadores por satélite que acompanham, em tempo real, seu trajeto e performance, verificando eventuais desvios de rota e de velocidade.
SOBRE O ENDURO DA INDEPENDÊNCIA
O Enduro da Independência foi disputado pela primeira vez em 1983 para recriar a última viagem de Dom Pedro I do Rio de Janeiro a Vila Rica, futura cidade de Ouro Preto no ano de 1822, em roteiro que ficaria conhecido como caminho novo da Estrada Real. Ao longo do tempo, o percurso do Enduro da Independência foi sendo adaptado para acomodar uma caravana itinerante composta por pilotos, apoios, mecânicos, organizadores, etc, a fim de preservar sempre o espírito cívico e de patriotismo inspirados pela independência.