Ao todo, serão executados 8 projetos de artistas contemplados pela Lei “Aldir Blanc”
A partir deste mês, os muros da cidade ficarão mais coloridos, trazendo embelezamento, arte e informação à população que circula nas ruas. Ao todo, serão 8 pinturas que retratarão a história da cidade de Itajubá em muros de escolas e creches municipais e também na fachada da Praça de Esportes (antigo ITC). As pinturas serão executadas pelos artistas que inscreveram seus projetos em atendimento à Lei “Aldir Blanc” (14.017/2020).
Os projetos são compostos por cenas, figuras, personagens e patrimônios da cidade e têm, em média, 50 m² cada um. Eles foram desenvolvidos em diferentes estilos artísticos como “figurativismo ou arte figurativa”, “abstracionismo ou arte abstrata” e “grafitti e stencil art”.
O primeiro local contemplado foi o muro aos fundos da Escola Municipal Xavier Lisboa, no bairro Varginha. Quem passa pela Avenida Coronel Aventino Ribeiro já pode apreciar a obra do artista André Novais Machado em homenagem a Maria do Carmo Jerônimo, ex-escrava que morreu aos 129 anos em Itajubá e foi considerada a mulher mais velha do Brasil pelo Guiness Book, o livro dos recordes.
Confira todos os locais contemplados e os artistas responsáveis pela pintura:
A Lei Aldir Blanc foi criada pelo Governo Federal para apoiar com recursos financeiros os profissionais da área cultural e espaços culturais atingidos pelo impacto da pandemia de Covid‐19.