A Prefeitura de Itajubá está reforçando as abordagens à população de rua devido à chegada da onda de frio prevista para durar até o próximo domingo, 1º de agosto, no município. Com isso, as vagas do Centro Municipal de Triagem e Acolhimento (CMTA) foram dobradas e o local está aceitando doações para atender emergencialmente os moradores de rua acolhidos.
Os itens de maior necessidade no momento são os de higiene pessoal como sabonete, escova de dente, creme dental e aparelho de barbear. Roupas íntimas e calçados completam a lista dos itens que as pessoas acolhidas no CMTA mais precisam.
A Prefeitura também tem recebido inúmeras doações de colchões, cobertores, toalhas e roupas por parte da população em geral que, sensível às condições dos mais vulneráveis, sempre colabora nessas situações. As doações já foram encaminhadas ao CMTA para uso dos assistidos.
O Centro Municipal de Triagem e Acolhimento (CMTA) fica localizado à Rua Tenente José Cabral Rennó, 165, no bairro São Vicente – atrás da Praça de Esportes (antigo ITC). As doações podem ser feitas diretamente no local ou por meio do telefone 3622-2765 (24 horas). Este número também pode ser utilizado pela população para comunicar a Prefeitura sobre moradores de rua que estejam necessitando de acolhimento.
ABORDAGENS
A onda de frio fez com que as abordagens de rua da Prefeitura, que já acontecem diariamente no período matutino, fossem ampliadas também para o período noturno em locais como: embaixo das pontes, praças, Rodoviária, Mercado Municipal e demais locais de concentração da população de rua.
Feitas por uma equipe técnica composta por assistente social, psicólogo e técnico de Enfermagem, as abordagens visam convencer essas pessoas a aceitarem os serviços assistenciais oferecidos pela Prefeitura, entre eles o acolhimento no CMTA. Neste local, os moradores de rua têm acesso a 5 refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia), banho quente, produtos de higiene pessoal e todo o apoio necessário para uma boa qualidade de vida – tudo gratuitamente.
No local, a Prefeitura também oferece atendimento com psicólogo e assistente social que analisam caso a caso e realizam as intervenções necessárias, seja para acolhimento em Comunidade Terapêutica, inclusão em benefícios do Governo, auxílio na renovação e segunda via de documentos, retorno ao lar, tratamento no CAPS AD – Centro de Apoio Psicossocial à Álcool e outras Drogas, localização de familiares, entre outras medidas.
A Prefeitura também presta assistência às pessoas em situação de rua que não são do município, mas que estão de passagem por aqui neste momento. Para elas, é oferecida a passagem de ônibus para retorno à cidade de origem. Neste momento de frio intenso, a Prefeitura também oferece banho quente, alimentação (jantar e café da manhã) e a pernoite no CMTA.
É importante frisar que a abordagem social é sempre realizada com diálogo e tratamento humanizado, respeitando a vontade de cada morador de rua. Infelizmente, em muitos casos, eles não aceitam ajuda e preferem continuar vivendo nas ruas para manter os vícios que não são aceitos pela família.