FRIO INTENSO: Prefeitura de Itajubá reforça acolhimento de pessoas em situação de rua

BOLETIM DIÁRIO 28/07/21 – Confira os últimos dados relacionados ao coronavírus em Itajubá
julho 28, 2021
PREFEITURA DE ITAJUBÁ – VACINÔMETRO COVID-19 – 29/07/2021
julho 29, 2021

FRIO INTENSO: Prefeitura de Itajubá reforça acolhimento de pessoas em situação de rua

Print Friendly, PDF & Email

Com a previsão de uma nova massa de ar polar que causará “frio intenso” entre esta quarta-feira, 28 de julho, e o próximo domingo, 1º de agosto, a Prefeitura reforçou as abordagens às pessoas em situação de rua em Itajubá, dobrando as vagas no Centro Municipal de Triagem e Acolhimento (CMTA), localizado à Rua Tenente José Cabral Rennó, 165, no bairro São Vicente – atrás da Praça de Esportes (antigo ITC).

A onda de frio fez com que as abordagens de rua da Prefeitura, que já acontecem diariamente no período matutino, fossem ampliadas também para o período noturno em locais como: embaixo das pontes, praças, Rodoviária, Mercado Municipal e demais locais de concentração da população de rua.

Feitas por uma equipe técnica composta por assistente social, psicólogo e técnico de Enfermagem, as abordagens visam convencer essas pessoas a aceitarem os serviços assistenciais oferecidos pela Prefeitura, entre eles o acolhimento no CMTA. Neste local, os moradores de rua têm acesso a 5 refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia), banho quente, produtos de higiene pessoal e todo o apoio necessário para uma boa qualidade de vida – tudo gratuitamente.

No local, a Prefeitura também oferece atendimento com psicólogo e assistente social que analisam caso a caso e realizam as intervenções necessárias, seja para acolhimento em Comunidade Terapêutica, inclusão em benefícios do Governo, auxílio na renovação e segunda via de documentos, retorno ao lar, tratamento no CAPS AD – Centro de Apoio Psicossocial à Álcool e outras Drogas, localização de familiares, entre outras medidas.

A Prefeitura também presta assistência às pessoas em situação de rua que não são do município, mas que estão de passagem por aqui neste momento. Para elas, é oferecida a passagem de ônibus para retorno à cidade de origem. Neste momento de frio intenso, a Prefeitura também oferece banho quente, alimentação (jantar e café da manhã) e a pernoite no CMTA.

É importante frisar que a abordagem social é sempre realizada com diálogo e tratamento humanizado, respeitando a vontade de cada morador de rua. Infelizmente, em muitos casos, eles não aceitam ajuda e preferem continuar vivendo nas ruas para manter os vícios que não são aceitos pela família.

A população pode fazer a sua parte. Ao presenciar um morador de rua precisando de acolhimento, ligue para 3622-2765 (24 horas).

 

 

 

Os comentários estão encerrados.