Atividades artísticas, culturais e de artesanato estão sendo realizadas de forma remota com materiais enviados semanalmente
Neste mês de abril, a Prefeitura de Itajubá deu início às atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para os idosos atendidos pelo Lar da Providência e Vila Vicentina e famílias com crianças entre zero e seis anos assistidas pelo Programa Criança Feliz. Com a pandemia, os atendimentos estão sendo realizados de forma remota.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realiza atendimentos em grupo com o objetivo de fortalecer as relações familiares e comunitárias por meio de atividades artísticas, culturais e de artesanato, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. Elas promovem a integração e a troca de experiências entre os participantes e valorizam o sentido da vida coletiva.
Na Vila Vicentina e Lar da Providência, os materiais para os trabalhos artísticos são entregues pela Prefeitura duas vezes por semana. Um responsável de cada entidade desenvolve os trabalhos de artesanato e pintura juntamente com os idosos, sempre com a equipe do SCFV auxiliando a distância.
No caso do Programa Criança Feliz, os visitadores planejam, desenvolvem e enviam os materiais duas vezes por semana para que os pais ou responsáveis desenvolvam as tarefas com as crianças. Através de vídeo chamada, eles auxiliam no atendimento às famílias e acompanham o desenvolvimento das atividades propostas.
Sobre o SCFV
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).