A Prefeitura de Itajubá está realizando diversas ações para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Regularmente e de forma intensificada são realizadas várias atividades para conscientizar a população sobre ações preventivas contra o mosquito.
Esta semana ocorreu um extenso cronograma de ações visando combater o mosquito.
Mutirão contra a Dengue
Foram retirados 4,5 toneladas de entulhos, lixos, utensílios descartáveis, pneus e tambores contaminados com larvas do mosquito no Mutirão de Limpeza no Bairro Santa Luzia.
Mobilização em Feiras Livres
Os agentes de saúde deram explicações à população por meio de cartazes, demonstrações de larvas do mosquito e entregaram folders ensinando como é a forma adequada de combater os focos domiciliares. A ação ocorreu na Feira no Porto Velho (sábado) e no Ceasa (domingo). Esta atividade teve início no dia 21, terça-feira, na Feira Livre da Av. dos Ferroviários (próximo a Rodoviária).
Limpeza e dedetização no Bairro Cruzeiro
O local recebeu intenso trabalho de limpeza de terrenos baldios, além disso, um Agente de Saúde dedetizou com produto adequado, possíveis focos de dengue nas ruas.
Recolhimento e descarte de Pneus
Recentemente, mais de 10 toneladas de pneus foram recolhidos e destinados a empresas socialmente responsáveis, que buscam este material inservível. Os pneus são transformados em matéria-prima como muros de arrimo, calços de borracha, solas para sapatos, grânulos de borracha para diversas aplicações como asfalto, gramado sintético, entre outros.
Pneus acumulam água e oferecem as condições climáticas ideais, ambiente quente e úmido, para que o mosquito Aedes Aegypti faça a desova e todo ciclo de reprodução aconteça, por isso, é importante recolher esse material e encaminhar para o descarte correto.
Com a chegada do período chuvoso, a atenção deve ser redobrada ao combate do mosquito Aedes aegypti. Por isso, é preciso que haja uma aliança entre todos, para que não ocorra o aumento dos números de casos da doença.
Confira as principais medidas de combate ao Aedes Aegypti:
– manter bem tampado caixas d’água;
– lave semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
– remova galhos e folhas de calhas;
– não deixe água acumulada sobre a laje;
– encha pratinhos de vasos com areia ate a borda;
– troque água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
– coloque lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
– feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de animais;
– mantenha garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
– acondicione pneus em locais cobertos;
– faça manutenção de piscinas;
– tampe os ralos;
– não deixe água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
– vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
– limpe as bandeja do ar condicionado;
– lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água.