Defesa Civil orienta sobre períodos de chuva

Festa Pastel de Milho: venda das barracas será revertida para entidades participantes
outubro 9, 2019
Mais de 270 alunos da rede municipal encenam musical no Teatro
outubro 10, 2019

Defesa Civil orienta sobre períodos de chuva

Print Friendly, PDF & Email

Com a proximidade do período de chuva, a Prefeitura de Itajubá, através da Defesa Civil, visando sempre à segurança da população, orienta sobre os cuidados que devem ser tomados e o que fazer em situações de riscos, como casos de inundações, alagamentos, deslizamentos, vendavais e descarga elétrica.

De acordo com a Defesa Civil, somente no dia de ontem, choveu mais do que o esperado para o mês todo, e a previsão é que aconteçam novas pancadas de chuva.

Vale destacar a quantidade de lixo que a Prefeitura retirou e retira constantemente de bueiros e vias. Lixo depositado em áreas inapropriadas obstrui a passagem de água e facilita pontos de alagamentos. Não jogue lixo na rua e respeite o horário de coleta.

Em caso de risco, a Defesa Civil deve ser acionada através do telefone 199 ou a Guarda Municipal, através do telefone 153.

Para solicitações e pedidos de melhorias em locais públicos, a Prefeitura de Itajubá possui o canal de comunicação Fala Cidadão; disque 0800 035 1788.

Ações da Prefeitura
A Prefeitura de Itajubá, durante todo o ano, realiza diversas ações para amenizar as ocorrências durante o período de chuvas em toda cidade.

Inúmeras obras de drenagens já foram e ainda são constantemente realizadas, manilhas antigas são trocadas por manilhas maiores, além de manutenção e limpeza de bocas de lobo. Tudo para facilitar o escoamento da água.

Outra importante ação realizada pela Prefeitura é o desassoreamento em pontos de alagamento do Ribeirão Anhumas e José Pereira, além de limpeza nas margens do Rio Sapucaí.

A Prefeitura de Itajubá também iniciou a construção de duas pontes no Ribeirão Anhumas, com largura e profundidade corretas para facilitar o escoamento do ribeirão. Outras obras como a construção da Ponte do Ceasa, as obras de drenagem do bairro Medicina, recém-realizadas pela Prefeitura, integram o conjunto de ações que ajudarão no escoamento da água, evitando alagamentos, fato que causa tantas preocupações, transtornos e prejuízos.

Recomendações importantes para evitar ocorrências
É importante que a população se previna de possíveis ocorrências ligadas às fortes chuvas:

– Abrigue-se sempre em local seguro e protegido, quando houver fortes chuvas ou tempestades acompanhadas de raios;
– Não utilizar equipamentos eletrônicos em caso de descargas elétricas.

Inundações e alagamentos
Em caso de inundações, é necessário que o cidadão se desloque rapidamente para um local seguro e aguarde o escoamento da água. Outra orientação importante é que os veículos estacionados em locais que ocorram alagamentos sejam movidos/transportados para locais também seguros, evitando problemas de manutenção.

Também é recomendado que não haja deslocamento de pessoas dentro das águas, evitando possíveis acidentes com correnteza ou contaminação com doenças.

Deslizamento
Para locais com risco de deslizamento de encostas, a Defesa Civil orienta a população a permanecer em um local seguro e, havendo ocorrência, realizar o chamado ao órgão através do telefone 199.

Descarga elétrica
Em caso de descarga elétrica, é recomendado que o cidadão nunca se abrigue debaixo de árvores. Estando em casa ou no trabalho, a recomendação é para que se desliguem aparelhos eletrônicos, afaste-se de janelas e não manuseie nenhum aparelho ligado à rede elétrica.

 

 

Os comentários estão encerrados.