Dia “D” de vacinação contra sarampo acontece neste sábado

Cidadania é tema de conversa entre Prefeito, Vice e alunos do Colégio XIX de Março
outubro 16, 2019
Final da Série Ouro da 3ª Copa Regional de Futebol Amador acontece neste domingo
outubro 17, 2019

Dia “D” de vacinação contra sarampo acontece neste sábado

Print Friendly, PDF & Email

Neste sábado, 19 de outubro, será o Dia “D” de Vacinação contra o Sarampo. Todos os Postos de Saúde da cidade estarão abertos para receber crianças de 6 meses a 5 anos, que ainda não foram vacinadas ou que estão em atraso com alguma dose contra a doença.

O Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação será uma data de mobilização e oportunidade para que os pais verifiquem o cartão de vacina dos filhos.

A Prefeitura de Itajubá solicita às mães, pais ou responsáveis que procurem o Posto de Saúde mais próximo, no bairro em que moram, e levem a carteira de vacinação da criança para que seja atualizada.

QUEM DEVE SE VACINAR?

  • Dose zero: Todas as crianças de 6 meses a 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
  • Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses.
  • Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

SOBRE O SARAMPO
Causado por um vírus, o Sarampo é uma doença infecciosa. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, outros sinais e sintomas podem aparecer, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Fonte: Ministério da Saúde

 

 

 

 

 

 

Os comentários estão encerrados.