Fórmula Drone: Competição reúne mais de 500 estudantes de cursos técnicos em Itajubá

Frentes de Trabalho atendem as demandas do Fala Cidadão
agosto 2, 2019
Saúde no Bairro: Projeto beneficiou moradores do bairro Novo Horizonte
agosto 2, 2019

Fórmula Drone: Competição reúne mais de 500 estudantes de cursos técnicos em Itajubá

Print Friendly, PDF & Email

Neste final de semana, Itajubá receberá a terceira edição da Fórmula Drone, evento que envolve estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio em uma competição cujo objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia de Sistemas aplicada a aeronaves de asas rotativas rádio controladas: os drones. Esta edição da Competição contou com 41 equipes inscritas, representando 36 escolas técnicas de dez estados mais o Distrito Federal, totalizando 502 concorrentes de todo o Brasil.

A abertura da Competição Fórmula Drone ocorreu na manhã de sexta-feira, dia 2 de agosto, no saguão do prédio da reitoria da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A cerimônia foi conduzida pelo coordenador da Comissão Organizadora da Competição, Horacio A. Forjaz, e contou com a presença do reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida; do chefe de gabinete da reitoria da Unifei, José Arnaldo Barra Montevechi; do secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio da Prefeitura de Itajubá, José Fernando Grassi Bissacot; do diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), Bruno Vaz Castilho de Souza; do coordenador de Fomento de P&D da Unifei, Alessandro Augusto Nunes Campos; e do diretor da empresa Aerotron,  Carlos Camara.

O número de equipes que estão participando da Fórmula Drone é recorde para competições promovidas pela SAE BRASIL. Esse dado reflete o grande interesse e a atração gerados pelo projeto na comunidade do ensino técnico profissional de nível médio em todo o Brasil e permite antever uma competição marcada pela qualidade e competitividade. O Projeto SAE BRASIL Fórmula Drone é um programa de natureza educacional a cargo da SAE BRASIL – Sociedade Brasileira da Tecnologia da Mobilidade -, cujo objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, por parte de estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio, através de aplicações práticas e da competição entre equipes, oriundas de escolas técnicas de todo o Brasil, públicas e privadas.

As equipes integradas por até 15 alunos, supervisionadas por um professor da instituição que representam, desenvolvem sistemas instalados a bordo de drones, visando o cumprimento de tarefas (ou missões) que constituem o desafio técnico da competição. No sábado, dia 03 de agosto, e no domingo, 04 de agosto, as equipes participarão das competições de voos e uma estrutura contendo obstáculos e demais espaços para manutenção dos drones e reuniões das equipes está montada ao lado do Poliesportivo da Unifei. A competição começa às 8 horas e prossegue até às 17 horas nos dois dias de evento, e é aberta ao público.

O Projeto Fórmula Drone conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e tem como patrocinadores as empresas Embraer, Mahle, GE, Avibras, Aerotron e Helibras. Conta, também, com o apoio da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), da Prefeitura Municipal de Itajubá (PMI).

 

d

 

 

Os comentários estão encerrados.