“Fumacê” reforça ações de controle do mosquito Aedes aegypti em Itajubá

Prefeitura prorroga inscrições para o concurso “Canta Itajubá KIDS”
maio 14, 2020
BOLETIM DIÁRIO 15/05 – Itajubá tem 16 casos confirmados de coronavírus: 14 curados e 1 óbito (*)
maio 15, 2020

“Fumacê” reforça ações de controle do mosquito Aedes aegypti em Itajubá

Print Friendly, PDF & Email

Itajubá está recebendo um veículo de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, mais conhecido como “fumacê”, para reforçar o controle químico do vetor transmissor da dengue no município. A liberação do carro fumacê é feita pela Secretaria de Estado da Saúde quando a cidade tem mais de 300 casos notificados da doença.

Para exterminar a população adulta do mosquito Aedes aegypt, o veículo realiza 3 ciclos de pulverização nos mesmos bairros. Ao todo, mais de 20 mil imóveis serão cobertos pelo fumacê.

A atuação do carro “fumacê”, que teve início em 22 de abril, consiste em passar pelas ruas pulverizando o inseticida CIELO-ULV nas áreas externas dos imóveis. Trinta minutos antes, um carro de som alerta a população para algumas medidas importantes no momento em que o veículo estiver passando, como abrir portas e janelas e cobrir gaiolas e aquários.

Até o momento, o carro já passou pelos bairros Costa I e II, Pinheirinho, Agonia, BPS, Cruzeiro, Estiva, Floresta, Varginha, Nossa Senhora de Lourdes, Vila Rubens, Nossa Senhora de Fátima, Santa Rita de Cássia e São Sebastião. Novos bairros serão contemplados a partir desta semana. São eles: Medicina, Boa Vista, Avenida, Rebourgeon, Santo Antônio, Vista Verde e Santa Luzia.

Vale lembrar que a passagem do carro fumacê não exime a população do compromisso de continuar eliminando os focos de dentro dos imóveis, já que o inseticida pulverizado age na fase adulta do mosquito. Por isso é importante continuar mantendo o quintal limpo e livre de objetos que possam servir de criadouro do Aedes aegypt.

 

 

Os comentários estão encerrados.