Itajubá está recebendo o Ameride – Festival Internacional de Corais: Confira a programação

Alunos das escolas municipais de Itajubá assistem filme no Cine A
agosto 27, 2019
Futsal Feminino Adulto de Itajubá vence a Copa SEMESP 2019
agosto 27, 2019

Itajubá está recebendo o Ameride – Festival Internacional de Corais: Confira a programação

Print Friendly, PDF & Email

O Teatro Municipal Christiane Riera sediou, na noite de segunda-feira, dia 26 de agosto, a abertura do Festival e Concurso Internacional de Corais – Ameride, evento cujo objetivo é promover, divulgar e realçar a música coral entre grupos de alta qualidade vocal e organizacional, de forma socioeducativa com grandiosos espetáculos. O público presente na abertura assistiu às brilhantes apresentações da Orquestra Experimental e do Coro Mantiqueira, ambos do Curso G9, de Itajubá; bem como do Coral Feminino Harmonia, do México; Coro Loyola’s Singer, do Peru; e do Il Terzetto Tinaquillo, da Venezuela.

O Ameride nasceu de um projeto comum entre o maestro venezuelano Alexander Albarrán e o brasileiro André  Carnevalli, em 2011. A ideia era desenvolver um evento socioeducativo de alta qualidade vocal, que contasse com a participação de corais de toda a América Latina, se estendendo por toda a Iberoamérica, ou seja, países do continente americano em que o português ou o espanhol são os idiomas predominantes. Nas cinco primeiras edições, realizadas em São Lourenço (MG), o evento reuniu 110 grupos de canto coral de diferentes países. A partir de 2012, o maestro João César da Silva assumiu  a coordenação dos concertos de extensão em Pedralva, Cristina e Itajubá, e em 2017 se tornou o coordenador geral do Ameride. No mesmo ano, o festival passou a ser realizado em Itajubá, contando com a correalização do Curso G9 e apoio institucional da Prefeitura de Itajubá, além de empresas patrocinadoras.

730 coralistas de sete países estão participando da edição de 2019 e serão realizados 26 concertos em toda a cidade. Além disso, haverá concursos em diversas categorias: coros infantojuvenis, coros de câmara, música sacra, música folclórica e vozes mistas.

Os espetáculos do Ameride acontecerão até o dia 31 de agosto, próximo sábado. Confira a programação completa:

Os comentários estão encerrados.