13 novos agentes de endemias foram contratados pela Prefeitura Municipal de Itajubá para atuar no combate à epidemia de Dengue no município, como previsto no Art. 17 do decreto n° 7801/2020. A Secretaria de Saúde agora soma 51 agentes.
Os novos contratados foram treinados na última semana e já estão a campo, juntamente com os demais, eliminando focos do mosquito Aedes aegypti na cidade. “Eles representam uma força de trabalho muito importante para o combate à Dengue, principalmente em um ano como este, no qual tivemos um verão muito chuvoso e quente, propício para a proliferação do mosquito”, ressaltou Nilo Baracho, Secretário Municipal de Saúde.
Apesar de a maioria da população colaborar com o trabalho dos agentes, boa parte ainda se mostra irresponsável com a questão, descuidando de possíveis focos no quintal de casa, além de acumular lixo e outros materiais inservíveis. “Apesar disso, estamos conseguindo diminuir o número de casos a cada dia. Esperamos que até meados de maio a epidemia esteja controlada em Itajubá”, disse Nilo.
AÇÕES DE COMBATE
Desde o ano passado, a Prefeitura vem atuando fortemente com diversas ações para combater a Dengue. Mutirões de limpeza já recolheram mais de 50 toneladas de lixo em diversos bairros. Além disso, ações educativas e de conscientização percorreram escolas e locais de grande movimentação como as feiras livres. Atendendo às exigências do Ministério da Saúde, ações de bloqueio também foram realizadas em todos os bairros notificados com casos da doença.