Prefeitura de Itajubá realiza Mutirão da Catarata

ATENÇÃO – INTERDIÇÃO DE TRÂNSITO
novembro 21, 2019
Ciência no Parque II acontecerá neste domingo
novembro 22, 2019

Prefeitura de Itajubá realiza Mutirão da Catarata

Print Friendly, PDF & Email

Ler jornais, livros e assistir à televisão são rotinas simples. No entanto, para quem tem catarata, pode-se tornar uma situação quase impossível. A perda da visão por conta dessa doença é um problema de saúde pública e danoso para o dia a dia das pessoas. Diante disso, a Prefeitura de Itajubá promoveu um Mutirão da Catarata e, na última semana, foram realizadas 95 cirurgias.

O procedimento dura poucos minutos e a recuperação é rápida; em pouco tempo o paciente começa a perceber a visão de volta. Inicialmente é escolhido um olho para primeira etapa da intervenção e, num segundo momento, opera-se o outro. A segunda fase acontecerá na primeira quinzena de dezembro. Para os pacientes que passaram pela cirurgia, como forma de gentileza, foi fornecido um kit com óculos escuros e colírio.

Itajubá só tem a comemorar: no ano de 2019 foram realizadas 700 cirurgias. Tudo isso foi possível por meio de uma parceria da Prefeitura com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião  do Alto Sapucaí – CISMAS.

Para orientações sobre como fazer a cirurgia, o paciente deve procurar o Posto de Saúde mais próximo de onde reside.

Sobre a Catarata

Catarata é uma opacidade parcial ou total do cristalino. O cristalino é uma lente biconvexa natural do olho, localizado atrás da pupila. Ele colabora na convergência dos raios luminosos para formação da imagem na retina; portanto, qualquer alteração na sua constituição afeta a visão nítida.
A causa mais comum de catarata é o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Existe também a catarata congênita; o bebê já nasce com ela. É mais rara e tem como causas secundárias o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas, diabetes, inflamação intra-ocular, trauma e exposição excessiva à radiação ultravioleta.

Os comentários estão encerrados.