3ª edição da Competição Fórmula Drone será realizada no primeiro final de semana de agosto
julho 25, 2019
Inscrições abertas para Processo Seletivo – Confira os cargos e condições
julho 25, 2019

Prefeitura e Unifei recebem visitantes da empresa Riachuelo

Print Friendly, PDF & Email

Os visitantes se reuniram com representantes da Unifei e da Prefeitura de Itajubá

 

No dia 7 de junho, sexta-feira, representantes da empresa Riachuelo visitaram Itajubá e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) com o objetivo de conhecer as ações voltada à inovação, tecnologia e empreendedorismo no município.

Na Unifei, Bruno Ginaid, Caroline Schreiber do Nascimento Pontieri e Bruno de Ávila Martins Lino, representantes da empresa Riachuelo, foram recebidos pelo professor José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria; e pelo servidor Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Também participaram da visita o engenheiro Carlos Vitor Rodrigues Conti, secretário municipal de Coordenação Geral e Gestão da Prefeitura de Itajubá e diretor de Inovação da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai), e Alexandre Rennó Siqueira, da Verth Tecnologia, uma das startups instaladas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit).

Os visitantes assistiram a um vídeo institucional sobre a história da Unifei e receberam informações sobre o número de seus alunos na graduação e na pós-graduação, bem como sobre os projetos desenvolvidos nos diversos institutos e laboratórios existentes nos dois campi. Eles também conheceram o Projeto Semestral realizado no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), no último período da graduação, e que envolve parcerias com empresas como Mahle, Helibras, Embraer e Johnson e Johnson, entre outras.

Na oportunidade, comentou-se sobre o estudo de impacto econômico da Unifei na cidade de Itajubá, no Estado de Minas Gerais e no Brasil, que foi realizado recentemente por um grupo de professores do IEPG e que está servindo de base para estudos similares que seriam realizados em outras universidades brasileiras.  Os visitantes ficaram ainda sabendo sobre as atividades de extensão da Unifei, como as de empreendedorismo social e as realizadas pelas empresas juniores e os projetos acadêmicos de competição tecnológica, como Black Bee Drones, Uai!rrior e Eco Veículo, entre outros.

O secretário Carlos Conti também apresentou informações sobre a cidade de Itajubá, com destaque para suas principais empresas e instituições ligadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, e falou sobre a cessão de uma área de expansão da Unifei para a Inovai, visando à implantação do Parque Científico e Tecnológico da cidade. Durante a visita, foram discutidos futuros projetos que podem ser desenvolvidos entre a Unifei e a empresa Riachuelo e, por fim, o professor José Arnaldo manifestou sua satisfação em receber os visitantes. Ele disse que a Unifei desenvolve importantes projetos que beneficiam não somente seu público interno, criando e disseminando conhecimento, e que a instituição está de portas abertas para empresas e outras entidades do poder público.

Logo após a reunião, os convidados seguiram para o Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU), onde puderam conhecer as diversas atividades e projetos já desenvolvidos, bem como os que estão previstos para acontecerem com a reforma e construção de novos espaços no IEPG, onde estão centralizadas as diversas atividades de inovação. Também assistiram a  uma apresentação sobre a Inovai, feita pelo seu diretor de Inovação, Carlos Conti. Na sequência, a comitiva fez uma visita à Incit, que fica Complexo Histórico e Cultural da Unifei, na região central de Itajubá, onde conheceram algumas startups nela instaladas.

Fotos: Secom – Unifei.

Os comentários estão encerrados.