Prefeitura realiza mutirão de Glaucoma

Prevenção: Prefeitura realiza importante obra de drenagem
outubro 22, 2019
Cemig informa local em que haverá interrupção no fornecimento de energia
outubro 22, 2019

Prefeitura realiza mutirão de Glaucoma

Mutirão do Glaucoma

Print Friendly, PDF & Email

A Prefeitura de Itajubá está realizando entre os dias 21 a 24 de outubro o mutirão do Glaucoma. Os atendimentos estão sendo feitos na Faculdade Wenceslau Braz (FWB) e a previsão é que mais de 500 pacientes sejam atendidos.

O objetivo da ação é realizar o diagnóstico precoce, encaminhar o paciente para o tratamento adequado e amenizar a fila de espera.

Itajubá obteve 25% de aumento nas vagas, desde a última edição do mutirão. Este crescimento representa mais vagas para pessoas que descobriram a doença e necessitam iniciar o tratamento. Esta melhoria foi obtida através de esforços da Prefeitura e Secretaria de Saúde, junto ao Ministério da Saúde. A previsão é que o próximo mutirão, em 2020, mais de 600 pacientes recebam tratamento.

O Vice-Prefeito Christian Gonçalves e o Secretário de Saúde Nilo Baracho, acompanharam os trabalhos que aconteceram nesta terça-feira.

A realização do mutirão do Glaucoma acontece a cada 3 meses. Os pacientes passam por uma triagem e em seguida são chamados para a realização de testes, que são realizados por enfermeiros. Após a avaliação, são atendidos pelo médico que realiza os exames, verificando a pressão ocular e receitando o uso de colírio para o tratamento adequado da doença.

Sobre o Glaucoma
O Glaucoma é uma doença que surge do aumento da pressão intraocular, propiciando a destruição das células do nervo óptico, causando cegueira caso o paciente não seja tratado corretamente.

Entre os sintomas mais frequentes da doença estão as escotomas (manchas escuras) no campo visual periférico. Apesar de ainda não ter cura, existem diversas formas de controle da doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as probabilidades de evitar a perda da visão do paciente.

 

 

 

Os comentários estão encerrados.