Vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira, 14 de abril

Prefeitura de Itajubá abre processo seletivo para 27 cargos temporários
abril 12, 2021
BOLETIM DIÁRIO 12/04/21 – Confira os últimos dados relacionados ao coronavírus em Itajubá
abril 12, 2021

Vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira, 14 de abril

Print Friendly, PDF & Email

Ministério da Saúde priorizou crianças, gestantes, puérperas e profissionais da saúde na primeira etapa; idosos serão vacinados a partir de 11 de maio

A Superintendência Regional de Saúde entregou para Itajubá as primeiras doses da vacina contra a gripe Influenza. Elas estão sendo distribuídas em todos os postinhos do município para, a partir da próxima quarta-feira, 14 de abril, atender os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A campanha está dividida em três etapas e datas diferentes:

Na primeira etapa, com início em 14 de abril e término em 10 de maio, poderão ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e mulheres com até 45 dias de pós-parto (puérperas). Os postos de saúde atenderão estes grupos exclusivamente nos horários definidos para a vacinação (veja tabela abaixo).

A primeira fase também contempla os trabalhadores da saúde. Neste primeiro momento, serão vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente dos hospitais e postos de saúde.

A segunda etapa da campanha acontece de 11 de maio a 08 de junho, quando serão vacinados os idosos com 60 anos e mais e os professores da rede pública e privada.

Na terceira e última etapa, a partir de 9 de junho, receberão a vacina: pessoas com comorbidades e deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

IMPORTANTE:

  • Quem for ao postinho receber a vacina da gripe deve se atentar aos horários exclusivos de vacinação (veja tabela abaixo) para evitar o contato com os demais pacientes atendidos nas unidades.
  • Se tomar a vacina contra a gripe Influenza, o vacinado deve esperar 14 dias para tomar a da Covid-19. Se tomar primeiro a da Covid-19 (1ª ou 2ª dose), deve aguardar mais 14 dias para tomar a da Influenza.
  • Atenção! A vacina contra a gripe protege contra os vírus Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2), mas não contra a Covid-19.

Respeitar o calendário é essencial para que todos sejam vacinados.

Confira abaixo as datas e locais da vacinação para cada etapa.

 

 

Os comentários estão encerrados.