Vacinação contra gripe: Prefeitura inova com medidas para evitar aglomeração

BOLETIM DIÁRIO 23/03: confira os dados oficiais sobre o Coronavírus em Itajubá
março 23, 2020
Coronavírus: novas medidas preventivas são decretadas em Itajubá
março 23, 2020

Vacinação contra gripe: Prefeitura inova com medidas para evitar aglomeração

Print Friendly, PDF & Email

Sistema de vacinação em casa e por “drive thru” são alguns dos diferenciais da campanha

Começa nesta terça-feira, 24 de março, a vacinação contra a gripe Influenza. A campanha está dividida em três etapas e datas diferentes para evitar a aglomeração de pessoas, reduzindo o avanço da Covid-19. Também foi criado um sistema “drive thru” para que os idosos, que compõem o grupo mais vulnerável ao Coronavírus, possam ser vacinados dentro do próprio carro. Pacientes acamados, com dificuldade de locomoção ou com mais de 80 anos receberão a vacina em casa.

IDOSOS

Na primeira etapa, de 24/03 a 15/04, serão atendidos prioritariamente os idosos e trabalhadores da Saúde. Eles poderão se vacinar no local mais próximo (conforme tabela abaixo), mas preferencialmente por sistema “drive thru”. Com o procedimento, os idosos que puderem se deslocar até o Parque da Cidade serão vacinados sem a necessidade de sair do carro. O “drive thru” acontecerá próximo ao Deck Only, todos os dias, das 17h às 22h.

Ainda com o objetivo de evitar a aglomerações de idosos, o atendimento nesta etapa será dividido por ordem alfabética, que valerá apenas para atendimento nos bairros e na 1ª fase: pacientes com iniciais A a H serão vacinados de 24 a 31/03; iniciais I a P, de 1 a 7/04; e Q a Z, de 08 a 15/04.

DEMAIS ETAPAS

A segunda etapa da campanha acontece de 16/04 a 06/05, quando serão vacinados os professores (rede pública e privada), profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos. Na terceira e última etapa, a partir de 09/05, receberão a vacina crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas e população indígena, além de pessoas com deficiência e adultos com mais de 55 anos.

Outras medidas também foram adotadas para evitar tumultos. Em Postos de Saúde que contam com espaço externo, o 4ºBatalhão de Engenharia de Combate, de Itajubá, montará tendas para abrigar as pessoas na fila. Já nos Postos com espaço restrito, a vacinação acontecerá no local amplo mais próximo como escolas, igrejas ou galpões.

É importante frisar que a vacina não tem eficácia contra o novo Coronavírus, mas protege contra outros tipos de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Confira abaixo as datas e locais da vacinação para cada etapa. Respeitar o calendário é essencial para que todos sejam vacinados.

Clique aqui e baixe a cartilha com todas as informações.

Os comentários estão encerrados.