Uso do sistema digital teve início durante ação de fiscalização aos bancos nesta quinta-feira, dia 5
O Procon, órgão vinculado à Prefeitura de Itajubá, é o primeiro Procon do Estado de Minas Gerais e um dos únicos do Brasil a lavrar autos de infração de forma 100% eletrônica, sem o uso de nenhum tipo de papel. Esta é mais uma ação que integra o projeto “Itajubá Digital”, proposta do Plano de Governo do Prefeito Christian Gonçalves e Vice-Prefeito Dr. Nilo Baracho que visa informatizar e desburocratizar os processos da Prefeitura.
O serviço digital teve início nesta quinta-feira, 5 de agosto, durante a fiscalização do Procon aos bancos de Itajubá, ação que sempre ocorreu de forma periódica no município, mas com emissão de notificações e autos de infração manuais. “Agora, com um sistema 100% eletrônico, não há entrega de papel algum. O banco autuado recebe um aviso eletrônico e, em seguida, entra no sistema para fazer a sua defesa e enviar os documentos, contribuindo para a celeridade do processo”, explica o Prefeito Christian Gonçalves.
A ação de fiscalização aos bancos realizada pelo Procon verifica, entre diversas questões, a infraestrutura das agências, fixação de avisos e cartazes obrigatórios em locais visíveis e o cumprimento do atendimento preferencial e da “Lei dos 15 minutos”, que limita em 15 minutos o tempo máximo de espera dos clientes na fila para atendimento.