3ª edição da Competição Fórmula Drone será realizada no primeiro final de semana de agosto

3ª Copa Regional de Futebol Amador 2019 terá próximo jogo no dia 28 de julho
julho 25, 2019
Prefeitura e Unifei recebem visitantes da empresa Riachuelo
julho 25, 2019

3ª edição da Competição Fórmula Drone será realizada no primeiro final de semana de agosto

Print Friendly, PDF & Email

A Competição Fórmula Drone já tem data marcada para acontecer: será de 2 a 4 de agosto de 2019, no complexo esportivo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O evento envolve estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio, com o objetivo de estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia de Sistemas aplicada a aeronaves de asas rotativas rádio controladas. Esta edição da Competição contou com 41 equipes inscritas, totalizando 502 concorrentes de todo o Brasil.

As equipes representam escolas técnicas, de vários estados brasileiros. O número de equipes, recorde para competições promovidas pela SAE BRASIL em sua terceira edição, reflete o grande interesse e a atração gerados pelo Projeto Fórmula Drone na comunidade do ensino técnico profissional de nível médio em todo o Brasil e permite antever uma competição marcada pela qualidade e competitividade.

O Projeto Fórmula Drone conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e tem como patrocinadores as empresas Embraer, Mahle, GE, Avibras, Aerotron e Helibras. Conta, também, com o apoio da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), da Prefeitura Municipal de Itajubá (PMI) e do International Council of Aeronautical Sciences (ICAS).

 

Sobre o Programa

O Projeto SAE BRASIL Fórmula Drone é um programa de natureza educacional a cargo da SAE BRASIL – Sociedade Brasileira da Tecnologia da Mobilidade, uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial. O objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, por parte de estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio, através de aplicações práticas e da competição entre equipes, oriundas de escolas técnicas de todo o Brasil, públicas e privadas.

Equipes integradas por até 15 alunos, supervisionadas por um professor da instituição que representam, desenvolvem sistemas instalados a bordo de drones, visando o cumprimento de tarefas (ou missões) que constituem o desafio técnico da competição, segundo requisitos detalhados no regulamento.

Programação

Evento Local Dia Horário
Recepção às Equipes Saguão térreo do prédio da Reitoria 1 ago 14h – 17h
Cerimônia de Abertura Saguão térreo do prédio da Reitoria 2 ago 09h – 09h15
“Show Room” Saguão 1º. piso  do prédio da Reitoria 2 ago 08h – 16h
Apresentações Orais Salas do prédio do Instituto de Recursos Naturais (IRN) 2 ago 09h30 – 16h
Competição de Voo Complexo Esportivo da UNIFEI 3-4 ago 08h – 17h
Cerimônia de Premiação Saguão térreo do prédio da Reitoria 4 ago 18h30 – 19h30

Para mais informações sobre a Competição Fórmula Drone SAE BRASIL, acesse ao site www.saebrasil.org.br, ou entre em contato pelo telefone (11) 3287-2033 – Ramal 129 ou pelo e-mail: formuladrone@saebrasil.org.br.

 

 

Os comentários estão encerrados.