BOLETIM DIÁRIO 09/05: Itajubá tem 13 casos confirmados e curados de coronavírus; 1 óbito está em investigação

Esclarecimento à população sobre o auxílio emergencial federal para os municípios
maio 9, 2020
Vacinação contra gripe: terceira fase começa na segunda-feira, 11 de maio
maio 10, 2020

BOLETIM DIÁRIO 09/05: Itajubá tem 13 casos confirmados e curados de coronavírus; 1 óbito está em investigação

Print Friendly, PDF & Email

O “Boletim Epidemiológico Diário” é o canal oficial da Prefeitura Municipal de Itajubá para informar a população e profissionais de saúde do município sobre os últimos dados relacionados ao coronavírus na cidade.

A partir de hoje, 9 de maio, o Boletim Diário contabilizará também os ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO em decorrência do falecimento, na data de hoje, de um paciente de Itajubá que estava internado na Santa Casa com suspeita da doença. No momento, aguardamos a liberação do resultado confirmatório da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), laboratório oficial do SUS de Minas Gerais.

Itajubá contabiliza, até o momento, 13 (treze) casos confirmados de Covid-19, sendo que TODOS já foram considerados curados.

No momento, a Unidade Especializada em Síndromes Respiratórias Agudas e Covid-19 do Hospital de Clínicas abriga 4 (quatro) pacientes de Itajubá, sendo dois internados em quarto isolado e os outros dois em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Já a Santa Casa de Itajubá abriga 2 (dois) pacientes, ambos em leito de UTI: um da macrorregião, positivo para Covid-19, e outro de Itajubá com suspeita da doença e que aguarda o resultado de exames.

É de extrema importância que a população confie apenas e tão somente nos dados aqui publicados, evitando divulgar mensagens não-oficias e dados inverídicos sobre a doença, o que pode gerar medo e insegurança na população.

ENTENDA O BOLETIM

  • CASOS CONFIRMADOS POR EXAME LABORATORIAL: casos em que o paciente realiza o exame comprobatório e obtém resultado POSITIVO para Covid-19. Importante: o exame deve ser feito na própria Fundação Ezequiel Dias (FUNED) ou em laboratório homologado pela instituição.
  • CASOS CONFIRMADOS POR CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS: casos em que a pessoa não realiza o exame comprobatório, mas vem a apresentar sintomas leves ou graves da doença após ter tido contato íntimo (familiar ou não) com um paciente POSITIVO para Covid-19 confirmado laboratorialmente.
  • TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS: soma de todos os casos de Covid-19 já confirmados na cidade (inclusive os que já se curaram), seja por exame laboratorial ou critérios clínico-epidemiológicos.
  • CASOS CURADOS DE COVID-19: casos confirmados que cumpriram os 14 dias de quarentena e já não apresentam mais nenhum sintoma da doença.
  • CASOS DE ÓBITOS CONFIRMADOS: são os casos em que o paciente falecido já estava diagnosticado com Covid-19.
  • CASOS DE ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO: são os casos em que o paciente faleceu com suspeita de Covid-19, mas ainda não teve a comprovação por exames.
  • CASOS DESCARTADOS POR EXAME LABORATORIAL: casos em que o paciente apresenta os sintomas característicos de Covid-19, mas obtém resultado NEGATIVO para a doença no exame comprobatório.
  • CASOS QUE AGUARDAM RESULTADO DE EXAME LABORATORIAL: casos em que o paciente apresenta os sintomas característicos de Covid-19, mas ainda não obteve o resultado dos exames.
  • CASOS DE SÍNDROME GRIPAL: casos de paciente com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza.
  • CASOS CURADOS DE SÍNDROME GRIPAL: paciente de síndrome gripal que já está há 3 dias sem os sintomas ou que cumpriu os 14 dias de isolamento e já não apresenta mais nenhum sintoma. Vale lembrar que em casos notificados de síndrome gripal não é coletado o material para exame laboratorial – uma conduta do Ministério da Saúde.
  • CASOS EM ISOLAMENTO DOMICILIAR: corresponde aos pacientes de síndrome gripal que ainda não concluíram o tempo necessário de isolamento para serem considerados curados.
  • TOTAL DE CASOS NOTIFICADOS: soma dos casos confirmados, descartados, os que aguardam resultados e os de síndrome gripal.

ORIENTAÇÕES

Pessoas com sintomas leves de gripe devem permanecer em casa e tomar os devidos cuidados (repouso, boa alimentação e hidratação). Se além dos sintomas comuns, houver falta de ar, dificuldade para deglutir e dor de garganta, a pessoa deve procurar a unidade de saúde do seu bairro para receber o atendimento e as devidas orientações.

 

CONFIRA ABAIXO AS INFORMAÇÕES ATUALIZADAS ÀS 17h30 DE HOJE, 9 DE MAIO:

– CASOS CONFIRMADOS POR EXAME LABORATORIAL: 09 (nove)

– CASOS CONFIRMADOS POR CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS: 04 (quatro)

– TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS: 13 (treze)

– CASOS CURADOS DE COVID-19: 13 (treze)

– CASOS DE ÓBITOS CONFIRMADOS: 0 (zero)

– CASOS DE ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO: 01 (um)

– CASOS DESCARTADOS POR EXAME LABORATORIAL: 88 (oitenta e oito)

– CASOS QUE AGUARDAM RESULTADO DE EXAME LABORATORIAL: 06 (seis)

– CASOS DE SÍNDROME GRIPAL: 684 (seiscentos e oitenta e quatro)

– CASOS CURADOS DE SÍNDROME GRIPAL: 608  (seiscentos e oito)

– CASOS EM ISOLAMENTO DOMICILIAR: 76 (setenta e seis)

– TOTAL DE CASOS NOTIFICADOS: 791 (setecentos e noventa e um)

 

Os comentários estão encerrados.