BOLETIM DIÁRIO 27/04: Itajubá totaliza 9 casos confirmados de Covid-19

BOLETIM DIÁRIO 26/04: Itajubá totaliza 9 casos confirmados de Covid-19
abril 26, 2020
Prefeitura intensifica obras para atender demandas da população
abril 28, 2020

BOLETIM DIÁRIO 27/04: Itajubá totaliza 9 casos confirmados de Covid-19

Print Friendly, PDF & Email

O “Boletim Epidemiológico Diário” é o canal oficial da Prefeitura Municipal de Itajubá para informar a população e profissionais de Saúde do município sobre os últimos dados relacionados ao coronavírus na cidade. Itajubá contabiliza, hoje, 9 (nove) casos confirmados de Covid-19, sendo 4 (quatro) curados.

Atualmente, estão internados na Unidade Especializada em Síndromes Respiratórias Agudas e COVID-19 do Hospital de Clínicas, 2 (dois) pacientes de Itajubá com suspeita da doença. Eles aguardam resultados de exames laboratoriais. Também estão em leito clínico da Unidade outros 4 (quatro) pacientes de cidades da microrregião.

É importante frisar que NENHUM PACIENTE DE ITAJUBÁ encontra-se internado em estado grave, ou seja, em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

NOVIDADES NO BOLETIM

A partir de hoje, 27 de abril, o BOLETIM DIÁRIO passa a informar o número de CASOS CURADOS DE SÍNDROME GRIPAL. Para ser considerado curado, o paciente de síndrome gripal precisa estar há 3 dias sem os sintomas ou cumprir os 14 dias de isolamento e já não apresentar mais nenhum sintoma. Vale lembrar que em casos de síndrome gripal notificados não é coletado o exame laboratorial – uma conduta do Ministério da Saúde.

Também serão informados os CASOS EM ISOLAMENTO DOMICILIAR, que corresponde aos pacientes de síndrome gripal que ainda não concluíram o tempo necessário de isolamento para serem considerados curados.

CASOS CONFIRMADOS POR CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS

Segundo o Ministério da Saúde, o caso pode ser confirmado POR CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS  quando a pessoa tem contato íntimo (familiar ou não) com um paciente POSITIVO para Covid-19 confirmado laboratorialmente. São casos em que a pessoa não realiza o exame comprobatório, mas vem a apresentar sintomas leves ou graves da doença após contato com um paciente POSITIVO.

ORIENTAÇÕES

Pessoas com sintomas leves de gripe devem permanecer em casa e tomar os devidos cuidados (repouso, boa alimentação e hidratação). Se além dos sintomas comuns, houver falta de ar, dificuldade para deglutir e dor de garganta, a pessoa deve procurar a unidade de saúde do seu bairro para receber o atendimento e as devidas orientações.

É de extrema importância que a população confie apenas e tão somente nos dados aqui publicados, evitando divulgar mensagens não-oficias e dados inverídicos sobre a doença, o que pode gerar medo e insegurança na população.

 

CONFIRA ABAIXO AS INFORMAÇÕES ATUALIZADAS ÀS 18h DE HOJE, 27 DE ABRIL:

– CASOS CONFIRMADOS POR EXAME LABORATORIAL: 05 (cinco)

– CASOS CONFIRMADOS POR CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS: 04 (quatro)

– TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS: 09 (nove)

– CASOS CURADOS DE COVID-19: 04 (quatro)

– CASOS DESCARTADOS POR EXAME LABORATORIAL: 66 (sessenta e seis)

– CASOS QUE AGUARDAM RESULTADO DE EXAME LABORATORIAL: 04 (quatro)

– CASOS DE SÍNDROME GRIPAL: 574 (quinhentos e setenta e quatro)

– CASOS CURADOS DE SÍNDROME GRIPAL: 495 (quatrocentos e noventa e cinco)

– CASOS EM ISOLAMENTO DOMICILIAR: 79 (setenta e nove)

– TOTAL DE CASOS NOTIFICADOS: 653 (seiscentos e cinquenta e três)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os comentários estão encerrados.