Dia de Luta Antimanicomial: Confira a Programação

Procon Itajubá divulga pesquisa de preços de gás de cozinha
maio 17, 2019
Semana do MEI será realizada de 21 a 23 de maio
maio 17, 2019

Dia de Luta Antimanicomial: Confira a Programação

Print Friendly, PDF & Email

A Prefeitura de Itajubá está realizando ações referentes à Semana de Luta Antimanicomial, cuja data comemorativa é o dia 18 de maio, sábado. Nesta sexta-feira, dia 17 de maio, aconteceu na Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz (FWB), a roda de conversa com profissionais da atenção primária, na qual foram abordadas questões do estigma da doença mental, além da reconstrução e construção da política da saúde mental.

No sábado, dia 18 de maio, a programação começará às 8 horas, com evento voltado para os usuários de CAPS AD, no Parque da Cidade.
– 8h: aula de alongamento
– 8h30: brincadeiras lúdicas
– 9h30: oficina da pintura
– 10h30: piquenique

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais do sistema de saúde mental, que eram contra o tratamento desumano dado aos usuários, organizaram o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios. A reivindicação aconteceu durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru interior de São Paulo. Com o passar dos anos, o movimento aumentou sendo instituído o dia 18 de maio como oficial pela luta em todo o país.

Os comentários estão encerrados.