Benefício de R$ 600 começará a ser pago já na próxima quinta-feira
Foram lançados nesta terça-feira, 7 de abril, o site da Caixa e aplicativos de iPhone e Android para que os trabalhadores informais, autônomos, microempreendedores individuais (MEI) e contribuintes da Previdência que ainda não tenham informações no Cadastro Único (CadÚnico) possam solicitar a renda emergencial do Governo Federal. Assista ao vídeo abaixo e confira o passo a passo.
A primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600,00 deverá ser paga já na próxima quinta-feira, 9 de março, para pessoas inscritas no CadÚnico com conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal. Para os clientes dos demais bancos, o pagamento será feito a partir do dia 14 deste mês.
O cadastramento também é necessário para as pessoas que não estavam no CadÚnico até o dia 20 de março. Quem não sabe se está no CadÚnico pode conferir a situação ao digitar o número do CPF no aplicativo. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, mesmo pelas pessoas sem crédito no celular pré-pago.
Quem está no Bolsa Família ou outros programas do Governo Federal não precisa fazer o cadastro. No caso dos beneficiários do Bolsa Família, o pagamento seguirá o calendário normal do programa.
Quem tiver dificuldades para realizar o cadastramento poderá tirar dúvidas pela central 111 disponibilizada pela Caixa.
QUEM TEM DIREITO
Para ter acesso ao auxílio emergencial, o beneficiário deve cumprir TODOS os requisitos abaixo:
A lei aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro determina a cobertura emergencial por três meses. Nos próximos dias a Caixa dará mais detalhes do pagamento do auxílio emergencial. Um decreto regulamentando essas operações também deverá ser publicado ainda nesta terça-feira em edição extra do Diário Oficial da União.
Fonte: Agência Brasil