“Ponte do Batalhão”: obras de construção seguem a todo vapor

Coordenadoria da Mulher promove Passeio Ciclístico no dia 8 de março
fevereiro 27, 2020
Obras de drenagem avançam no bairro BPS
fevereiro 27, 2020

“Ponte do Batalhão”: obras de construção seguem a todo vapor

Print Friendly, PDF & Email

A Prefeitura de Itajubá segue em ritmo acelerado com mais uma obra de mobilidade urbana: trata-se da “Ponte do Batalhão”, que está sendo construída sobre o Rio Sapucaí na altura do 4º Batalhão de Engenharia de Combate (4° BE Cmb). Nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, o Prefeito Rodrigo Riera acompanhou uma importante etapa da obra, na qual seis vigas metálicas foram instaladas sobre o encabeçamento da ponte, sinalizando que a sua conclusão está próxima.

Com aproximadamente 32 metros de extensão, a ponte beneficiará toda a população ao interligar os bairros São Sebastião – Varginha e facilitar o acesso à BR-459. Sua estrutura será semelhante à já construída no bairro Boa Vista (rotatória do Hotel Real) e, assim como ela, trará mais fluidez ao trânsito da região.

Próxima fase
Após a colocação das vigas principais sobre o encabeçamento da ponte, serão instaladas vigas transversinas para o travamento da estrutura. Na próxima semana, ocorrerá a concretagem do piso. Em seguida, serão feitos os acabamentos necessários, como corrimão lateral, e, posteriormente, a construção das rampas de acesso.

A obra está sendo realizada com recursos próprios do município e linha de crédito obtida por meio do programa “Avançar Cidades” do Governo Federal/Ministério de Desenvolvimento Regional e Caixa Econômica Federal.

Obras de Mobilidade Urbana
Preocupada com o desenvolvimento e o acesso facilitado entre as regiões do município, a Prefeitura já concluiu outras cinco importantes obras de mobilidade urbana.

Desde 2014, a ponte da Boa Vista (rotatória do Hotel Real) sobre o Rio Sapucaí facilita o acesso ao centro da cidade. Já na rua Olegário Maciel foi construída, sobre o Ribeirão Anhumas, a ponte de acesso ao Ceasa e aos bairros Santo Antônio, Vila Poddis, Santa Luzia e Rebourgeon. Na mesma região, foi concluída recentemente a ponte que liga as ruas Jarbas Guimarães e Luzia Renó Pereira.

No momento, a Prefeitura também trabalha na construção da nova ponte na Avenida Engenheiro Pedro Fonseca Paiva (rua do DER), no bairro Avenida. Assim como na rua Jarbas Guimarães, a obra envolve a demolição da estrutura antiga para dar lugar a uma nova ponte devidamente planejada para facilitar a vazão do Ribeirão Anhumas, evitando cheias e alagamentos nos bairros.

Em breve, a ponte sobre a avenida José Manoel Pereira (rua do Instituto Padre Nicolau) também passará por reformas.

Além das pontes, duas passarelas metálicas instaladas pela Prefeitura hoje facilitam a vida dos pedestres no acesso aos bairro São Vicente e Centro (barraquinhas Beira Rio) e São Sebastião e Varginha.

Os comentários estão encerrados.