Prefeitura apóia ações referentes ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Publicado por SECOM em: 04/04/2017


Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) apoiou a realização do IV Simpósio sobre autismo - Inclusão escolar do TEA e do V Dia A em Itajubá - Encontro Azul, organizados pelo Grupo de Amigos e Pais dos Autistas (GAPA).

O Simpósio reuniu cerca de 150 pessoas no Auditório Albert Sabin da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt), no dia 1º de abril, sábado. Entre as palestras realizadas, a terapeuta ocupacional, Ana Luiza Oliveira, falou sobre sua atuação como facilitadora na inclusão escolar, e a pedagoga, Beta Riêra, sobre a necessidade de a inclusão começar dentro de casa. A palestra realizada pelas psicopedagogas Priscila Miranda Silva de Souza e Luciane Franciele Ribeiro Roque abordaram a inserção do autista na Rede Municipal de Ensino.

No domingo, 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o GAPA realizou o V Dia A em Itajubá - Encontro Azul. O evento aconteceu na Praça Theodomiro Santiago e contou com atividades como recreação para as crianças, cuidados com a saúde, música, entre outros.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) provoca distúrbios que se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. As diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.

Simpósio abordou várias temáticas relacionadas ao autismo

Cerca de 150 pessoas participaram do Simpósio organizado pelo GAPA

Evento contou com a participação da Secretaria Municipal de Educação

Atividades foram realizadas na praça Theodomiro Santiago

V Dia A em Itajubá - Encontro Azul reuniu famílias e amigos dos autistas