Prefeitura realiza palestra e visita ao Parque Científico e Tecnológico de Itajubá em parceria com a UNIFEI

Publicado por SECOM em: 06/04/2017


A Prefeitura de Itajubá e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizaram, na manhã desta quinta-feira, 6 de abril, duas atividades voltadas ao desenvolvimento das áreas de Ciência e Tecnologia do município.

A primeira delas foi uma visita ao Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, às dependências da UNIFEI e ao terreno em que será construída a nova sede do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), atrás do Centro Administrativo Municipal. Esta visita - cujo objetivo foi apresentar às autoridades o cenário da Ciência e Tecnologia do município e os projetos para a área, e um dos principais é Parque Científico e Tecnológico de Itajubá - contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ, professor Mário Neto Borges; do reitor da UNIFEI, Prof.º Dr. Dagoberto Alves de Almeida; do secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Fernando Bissacot; do diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica - LNA, Bruno Vaz Castilho de Souza; do superintendente de Desenvolvimento Industrial da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Marcos Antônio Gonçalves Mandacaru; do superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Roberto Maia Rosenbaum; do coordenador geral de Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Luiz Henrique da Silva Borda; entre outros convidados.

Após a visita, as autoridades se dirigiram a abertura da palestra intitulada Ciência e Tecnologia - Cenários e Perspectivas no Brasil, ministrada pelo presidente do CNPQ, professor Mário Neto Borges, graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Inteligência Artificial Aplicada à Educação pela Universidade de Huddersfield, na Inglaterra. O prefeito Rodrigo Riera fez parte da mesa de abertura do evento e ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura e a Unifei na consolidação do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá. - Pode ter certeza, professor Dagoberto, que a Prefeitura de Itajubá fará tudo o que for possível para que o Parque Tecnológico de Itajubá seja uma realidade - afirmou o prefeito.

Após a palestra, foi realizada uma reunião para apresentação da proposta de criação da Associação de Apoio à Inovação Tecnológica e ao Empreendedorismo de Itajubá (AAIEI), para ser a gestora do Parque Tecnológico de Itajubá. A Associação deverá contar com a parceria da Prefeitura de Itajubá, bem como da UNIFEI, do SEDECTES/MG, do Sebrae/MG, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI); da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá, da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (ACIEI) e da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM).

Trajeto da visita começou na Unifei

Reunião para apresentação da proposta de criação da Associação de Apoio à Inovação Tecnológica e ao Empreendedorismo de Itajubá (AAIEI)

Visita ao terreno em que será construída a nova sede do LNA

Prefeito Rodrigo Riera ressaltou que a Prefeitura de Itajubá fará o possível para que o Parque Tecnológico de Itajubá seja uma realidade

Público assistiu a palestra sobre Ciência e Tecnologia - Cenários e Perspectivas no Brasil