Projeto da Secretaria de Saúde dá destinação segura a pneus velhos e é exemplo de combate à dengue na região

Publicado por SECOM em: 04/05/2017


A Prefeitura de Itajubá mantém durante todo o ano ações de combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti. Um importante projeto da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) visa dar destinação segura a pneus velhos que são recolhidos periodicamente pelos agentes de combate às endemias.

Os agentes fazem vistorias regulares em locais com acúmulo de pneus, como borracharias e pátios de materiais recicláveis. Nesses locais estratégicos (cerca de 50 espalhados pela cidade) os profissionais realizam o trabalho de pulverização de inseticidas com bombas costais e bombas de chão, para eliminar os focos do mosquito devido à elevada quantidade de recipientes que podem acumular água parada. Os pneus podem ser criadouros do Aedes Aegypti, que além da dengue também transmite a febre chikungunya e o vírus da zika.

Antes de serem armazenados em um galpão mantido pela prefeitura, os pneus passam por triagem e recebem nova pulverização de inseticidas, passam por um processo de secagem e são monitorados constantemente para que não haja proliferação do próprio Aedes Aegypti e de outros insetos e animais peçonhentos.

Para dar o destino correto aos pneus, a Prefeitura mantém um convênio com a Reciclanip. A empresa é uma associação de âmbito nacional que recolhe os pneus inutilizados e os encaminha para o processo de reciclagem, na qual os objetos serão transformados em combustíveis alternativos.

Além da reciclagem, os pneus velhos são doados a empreendedores e empresas da cidade, que são usados para proteção de encostas, muros de arrimo, proteção de margens de lagos e pesqueiros, entre outras utilidades. Em Itajubá, desde janeiro deste ano mais de 5 mil pneus velhos já foram recolhidos e destinados à reciclagem e a outros fins.

“Esse projeto é aclamado em outras cidades, servindo de modelo para diversas prefeituras da região. Já recebi ligações de vários secretários de saúde que querem saber como se implanta esse projeto em sua cidade”, destacou o Secretário de Saúde Nilo Baracho.

A Administração 2017-2020 realiza ainda vistorias em casas e pontos comerciais, para verificar objetos que acumulam água, limpeza de terrenos, mobilização nas empresas, palestras nas escolas, capacitação dos profissionais da saúde e o Mutirão Contra a Dengue, no qual os agentes de endemias visitam as casas orientando a população e retirando materiais descartáveis das residências.

Projeto da Secretaria de Saúde visa dar destinação segura a pneus velhos recolhidos em Itajubá

Os agentes fazem vistorias regulares em locais com acúmulo de pneus, como borracharias e pátios de materiais recicláveis, onde fazem o recolhimento do material

Em Itajubá, desde janeiro deste ano mais de 5 mil pneus velhos já foram recolhidos e destinados à reciclagem e a outros fins

A Prefeitura de Itajubá mantém convênio com a empresa Reciclanip, que encaminha os pneus para a reciclagem

Antes de serem armazenados em um galpão mantido pela prefeitura, os pneus passam por triagem e recebem pulverização de inseticidas, passam por um processo de secagem e são monitorados constantemente para que não haja proliferação do próprio Aedes Aegypti e de outros insetos e animais peçonhentos