Semana Nacional da Luta Antimanicomial: palestras e caminhada fazem parte da programação em Itajubá

Publicado por SECOM em: 17/05/2017


As atividades da Semana Nacional da Luta Antimanicomial, em Itajubá, organizadas pela Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) e do Centro Municipal de Saúde Mental, com apoio do Centro de Atenção Psicossocial Dr. Bezerra de Menezes e da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB), já começaram.

Na segunda-feira, 15 de maio, foi realizado um ciclo de palestras para os profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e alunos da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz. A primeira palestra foi ministrada pela enfermeira Maria Eugenia Carnevalli, do Serviço de Saúde Cândido Ferreira em Campinas (SP), sobre o tema: Transformação da Atenção à Saúde Mental: Relato de uma experiência. Já a segunda palestra foi conduzida pelo promotor de Justiça da Comarca de Itajubá (MG), Dr. Elkio Uehara, e o tema foi Experiência do ministério Público em Saúde Mental.

Na quinta-feira, 18 de maio, haverá a última atividade da programação: a 4ª Caminhada pelo Centro de Itajubá, com o tema - Faz escuro mas eu canto: Liberdade em todo o canto!. A concentração será a partir das 10 horas da manhã, em frente ao CAPS-AD, próximo à Praça Dr. Pereira dos Santos (Praça do Soldado). A Caminhada passará pela avenida Coronel Carneiro Júnior (Rua Nova) e seguirá até a praça Theodomiro Santiago. A caminhada tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão desses cidadãos, bem como promover o resgate do tratamento voltado à autonomia do paciente.

Ciclo de palestras abordou temas como a Transformação da Atenção à Saúde Mental: Relato de uma experiência e Experiência do ministério Público em Saúde Mental

Solenidade contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Nilo Baracho

Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial e alunos da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz assistiram as palestras