Prefeitura realiza campanha pelo Uso Racional de Medicamentos em Itajubá.

Publicado por SECOM em: 19/05/2017


A Prefeitura de Itajubá, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) e o Centro Universitário de Itajubá (FEPI), está promovendo uma campanha pelo Uso Racional de Medicamentos em Itajubá. A campanha será realizada na próxima terça-feira, 23 de maio, das 8 às 13 horas, na Praça Theodomiro Santiago.

Por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), farmacêuticos e estudantes do curso da farmácia da FEPI, irão orientar a população sobre os riscos da automedicação, da qualidade dos medicamentos e sobre o descarte correto dos mesmos. Além da orientação farmacêutica, serão oferecidos à população: aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e tipagem sanguínea. A ação é uma continuidade da campanha iniciada no dia 5 de maio, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

O CRF/MG e os demais CRF’s do país, por orientação do Conselho Federal de Farmácia, aderiram ao Desafio Global, lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com a meta de reduzir em 50% os danos graves e evitáveis associados a medicamentos, nos próximos 5 anos.

Além de Itajubá, a campanha pelo Uso Racional de Medicamentos do CRF/MG acontece nas cidades Araguari, Belo Horizonte, Ouro Preto, Ubá, Viçosa, Juiz de Fora, Ipatinga, Caratinga, Teófilo Otoni, Pará de Minas, Montes Claros, Alfenas, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Pouso Alegre e Uberlândia.