Seminário de Meio Ambiente e Energias Renováveis é destaque na Semana do Meio Ambiente em Itajubá

Publicado por SECOM em: 07/06/2017


Começou hoje, 7 de junho, o 12º Seminário de Meio Ambiente e Energias Renováveis, evento que reúne professores, consultores, engenheiros e outros profissionais da área ambiental, com o objetivo de favorecer a discussão, a integração e o intercâmbio entre alunos de graduação e de pós-graduação com a comunidade de Itajubá e região.

Organizado pela Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), pelo Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e pelo Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH), o Seminário faz parte da Semana do Meio Ambiente e é importante para a fortificação das atividades de pesquisa desenvolvidas no Sul de Minas Gerais.

A solenidade de abertura foi realizada na manhã do dia 7, no Auditório do EXCEN, na Unifei. Compuseram a mesa de autoridades, o vice-prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves; o diretor do IRN, prof. Dr. Geraldo L. Tiago Filho; o presidente da Câmara Municipal de Itajubá, vereador Joel Carlos de Almeida; o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema), Jansen Francisco Corrêa Nogueira; e a coordenadora da agência avançada do Instituto Estadual de Florestas (IEF) - Itajubá, Juliana Souza Reis.

Após a abertura do evento, os presentes assistiram a duas palestras. A primeira delas foi sobre o tema Manejo Integrado de Bacia Hidrográfica, ministrada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Augusto Corrêa Ferreira. Em seguida, Evandro Negrão, coordenador de projetos do grupo Dispersores (ONG da cidade de Brasópolis), falou sobre a Proteção e Recuperação de Nascentes.

Durante o Simpósio também está ocorrendo a divulgação técnico-científica dos trabalhos desenvolvidos, sobretudo pelos estudantes e professores da área Ambiental. O evento proporciona aos alunos de faculdades e universidades da região a oportunidade de divulgar suas pesquisas mais recentes e fomentar o contato com profissionais e pesquisadores, por meio de palestras e mesas-redondas. O evento com o apoio do IEF, do CODEMA, da FUPAI, do Geia Jr e do Grupo Dispersores.

Confira a programação do dia 08/06, quinta-feira:

Curso: O curso de aplicação do CAR (Cadastro Ambiental Rural)
Duas turmas: das 8h às 10h (20 vagas) e das 10h30 às 12h30 (20 vagas)
Local: Laboratório de Geoprocessamento do IRN, bloco M3
Inscrições pelo site: www.seminariosemear.com

Solenidade de abertura do 12º Seminário de Meio Ambiente e Energias Renováveis

Vice-prefeito Christian Gonçalves representou o prefeito Rodrigo Riera e falou sobre a importância dos trabalhos desenvolvidos na área ambiental no município

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Ferreira, ministrou palestra sobre o tema Manejo Integrado de Bacia Hidrográfica

Evento reúne professores, profissionais e estudantes da área ambiental

Seminário faz parte da Semana do Meio Ambiente e é importante para a fortificação das atividades de pesquisa desenvolvidas no Sul de Minas Gerais