Prefeitura lança a campanha De Volta ao Lar com foco nos moradores de rua

Publicado por SECOM em: 08/06/2017


A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está realizando uma campanha em prol dos moradores de rua: intitulada De Volta ao Lar, a iniciativa consiste em uma série de ações, como intervenções em áreas de concentração de moradores de rua e panfletagem em pontos estratégicos da cidade.

O intuito da campanha é orientar a população a não dar esmola aos moradores de rua. O motivo é que, ao se contentarem com a esmola, essas pessoas muitas vezes recusam a ajuda dos profissionais de abordagem social. A esmola pode se tornar um incentivo para que eles continuem nas ruas, além de incentivar o uso e o tráfico de drogas, o alcoolismo, a criminalidade, a prostituição e outros problemas sociais.

Não dar esmolas faz com que os moradores de rua sejam mais receptivos às várias formas de auxílio oferecidas, tornando a abordagem social, a triagem e o acompanhamento muito mais eficazes.

A equipe de abordagem social visa resgatar o vínculo familiar e o retorno dessas pessoas para suas famílias, assim como tratamentos médicos e internação, reduzindo problemas com a criminalidade, prostituição e tráfico de drogas, ligados às pessoas em situação de rua.

Quer ajudar uma pessoa em situação de rua? Encaminhe-a para o CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social. O CREAS está localizado na Rua Alcides Faria, 144, Varginha. Itajubá (MG).
Mais informações pelo telefone: (35) 3692-1727 ou (35) 3692-1728