Macacos mortos encontrados no bairro São Vicente são encaminhados para análise laboratorial em Pouso Alegre e Belo Horizonte

Publicado por SECOM em: 10/08/2017


A Prefeitura Municipal de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que foram encontrados dois macacos mortos na Rua João Hemenergildo, no Bairro São Vicente. Os macacos foram encontrados em dias alternados, um no dia 3 e outro no dia 4 de agosto.

Os macacos foram resgatados pelo setor de Endemias e encaminhados para o Laboratório da Macrorregional em Pouso Alegre, e de lá seguirão para Belo Horizonte para serem analisados.

A Semsa informa que estará intensificando a vacinação da febre amarela no raio de 1 km de onde foram encontrados os macacos. Grande parte dessa área já foi imunizada, é importante que os moradores recebam a equipe de imunização em sua residência (período noturno) para que seja verificado o cartão de vacina com relação à febre amarela e imunização, se necessário.

A vacinação contra Febre Amarela continua sendo feita em todos os postos de saúde do município, garantindo assim o acesso para a toda a população.

Como medida preventiva, a Prefeitura ampliou o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde por meio do setor de Endemias, e vem realizando ações de combate ao vetor (Aedes Aegypti), sendo realizadas visitas dos agentes de endemias nos bairros, palestras educativas, bloqueios, entre outros.

A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que, de acordo com o resultado da perícia no macaco encontrado morto no bairro Imbel, no dia 20 de Abril, o animal não estava contaminado pelo vírus da Febre Amarela.

E a população também vem contribuindo de forma consciente combatendo o Aedes Aegypti não deixando de forma alguma água parada.

E todo este trabalho vem apresentando resultados significativos: Itajubá segue com ZERO casos de Febre Amarela.