Alunos da Rede Municipal participam de Concurso Cultural e ganham bolsas de estudos para participar de curso de programação e robótica

Publicado por SECOM em: 06/09/2017


A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), aderiu à um Concurso Cultural promovido pela Escola de Programação e Robótica Ctrl+Play, cujo objetivo foi o oferecer duas bolsas de estudos para o módulo 1 do curso Code Kids de programação e robótica.

Participaram do Concurso alunos do terceiro ano da Rede Municipal de Ensino. Os estudantes desenvolveram ideias respondendo à pergunta: “Se você pudesse desenvolver um aplicativo ou jogo para te ajudar no dia a dia da sua escola, como ele seria?”. O trabalho foi orientado pelos professores no sentido de discutir com os alunos como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar alguma atividade desenvolvida na escola.

Os vencedores, escolhidos por uma comissão formada por profissionais da área de educação e tecnologia, foram: Letícia Emanuelle da Silva Santos, de 9 anos, da Escola Municipal Desembargador Francisco Pereira Rosa, e Wender de Paula dos Santos, também de 9 anos, da Escola Municipal Professora Isaura Pereira dos Santos.

- Durante a infância, os pequenos passam por diversos processos de aprendizados, e a escola de programação e robótica, Ctrl+Play, utiliza de ferramentas lúdicas e educativas, favorecendo o raciocínio lógico, a criatividade, entre outras habilidades. Acreditamos na importância de apresentar e ensinar a programação e robótica desde cedo, e esta parceria envolveu nossos alunos, incentivando-os a criação de novas tecnologias -, comentou a secretária municipal de Educação, Mariângela Alves.

- Estamos extremamente felizes com o resultado do concurso cultural, que teve êxito graças ao engajamento da Secretaria Municipal de Educação e à participação ativa dos diretores das escolas, professores e pais dos alunos. O projeto foi importante não apenas para dar oportunidade aos alunos que se destacaram a terem acesso a uma educação diferenciada, mas também para instigar todos a pensarem em maneiras de ajudar sua instituição de ensino e se enxergarem em um papel ativo para promover mudanças na sociedade -, concluiu o diretor da Ctlr+Play, Bruno Serra.

Wender de Paula dos Santos, da Escola Municipal Professora Isaura Pereira dos Santos, e Letícia Emanuelle da Silva Santos, da Escola Municipal Desembargador Francisco Pereira Rosa