Vigilância Sanitária promove palestra sobre boas práticas em serviços de alimentação para comerciantes de Itajubá

Publicado por SECOM em: 28/09/2017


A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA) e Vigilância Sanitária (VISA), promoveu na tarde desta quarta-feira, 27 de setembro, no Teatro Municipal Christiane Riera, a palestra “Inspeção Sanitária e Boas Práticas em Serviços de Alimentação”.

A abertura do evento foi feita pelo Secretário de Saúde, Nilo Baracho, e a palestra, voltada aos comerciantes da cidade, foi conduzida pela farmacêutica Sheila Nogueira, autoridade sanitária da VISA.

Os comerciantes foram orientados em relação à preparação, armazenamento, conservação e venda de produtos alimentícios, a fim de se adequarem às normas da Resolução RDC 216/04 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A resolução tem o objetivo de proporcionar melhores condições higiênicas dos alimentos, aperfeiçoar as ações de controle sanitário e garantir a segurança alimentar da população.

A palestra também teve caráter instrutivo, a fim de que os comerciantes estejam preparados quanto às inspeções sanitárias da VISA, que ocorrem regularmente. No mês passado, por meio de inspeções de rotina em diversos estabelecimentos comerciais da cidade, a VISA apreendeu e descartou mais de meia tonelada de produtos vencidos ou em mal estado de conservação.

Entre as boas práticas, foram abordados:

- higiene e manutenção de edificações, instalações, equipamentos e utensílios;
- controle integrado de vetores, pragas urbanas e abastecimento de água;
- matérias-primas, ingredientes, embalagens, insumos – validade, especificações, armazenamento e cuidados especiais;
- processo de trabalho, execução – procedimentos padronizados, treinamento, indumentária, equipamento de proteção, manejo de resíduos;
- organização, documentação, registro;
- responsabilidade – legal e social.

Segundo Sheila Nogueira, os comerciantes terão vantagens ao adotar essas boas práticas, como maior qualidade e segurança de produtos e serviços, gerando maior competitividade; maior controle sobre a produção, com menos desperdício, maior lucro e menor custo; além de facilitar a participação em licitações e gerar satisfação dos consumidores.

Ao final da palestra, foram distribuídas aos comerciantes cartilhas de boas práticas para serviços de alimentação.

Centenas de comerciantes assistiram a palestra

Os comerciantes foram orientados em relação à preparação, armazenamento, conservação e venda de produtos alimentícios, a fim de se adequarem às normas Resolução RDC 216/04 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

A palestra foi realizada no Teatro Municipal Christiane Riera