Dia Mundial de Combate à Aids: Prefeitura realizará ações de conscientização nos dias 1º e 2 de dezembro

Publicado por SECOM em: 23/11/2017


A Aids é uma doença infectocontagiosa que faz milhares de vítimas todos os anos. A prevenção ainda é a melhor forma de conter o avanço da síndrome, por isso, a Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizará ações de conscientização em referência ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado no dia 1° de dezembro.

No dia 1º de dezembro, sexta-feira, será realizada uma mobilização social na praça Theodomiro Santiago, com evento artístico e distribuição de brindes. No dia 2 de dezembro, sábado, também haverá esta ação de mobilização social na praça Theodomiro Santiago, com a presença da Academia Biofisic, com aula de Zumba e eventos lúdicos durante toda a manhã. No CAP IST/Aids/Hepatites Virais as pessoas poderão fazer testes rápidos para HIV, no período de 9h às 13h.

Sobre a doença

A Aids é uma doença transmitida pelo vírus HIV por meio do contato com o sangue, esperma, secreção vaginal, leite materno ou transfusão de sangue contaminado. Ataca o sistema imunológico e, se não tratada adequadamente, pode causar o óbito.

Para evitar a contaminação, o uso do preservativo é necessário nas relações sexuais e seringas e agulhas não devem ser compartilhadas. Como é uma doença que ainda não tem cura, todas as pessoas infectadas podem conseguir tratamento gratuito.