PROCON realiza palestra educativa para crianças do ensino fundamental: Desejo x Necessidade

Publicado por SECOM em: 27/11/2017


O Procon de Itajubá, por meio do Setor de Fiscalização Estratégica, promoveu no dia 23 de novembro a palestra “Eu, Jovem e Consumidor”, cujo tema foi a diferença entre desejo x necessidade. O evento, realizado em parceria com a Escola Municipal Xavier Lisboa, teve como objetivo propor uma reflexão nas crianças sobre a diferença entre “eu quero” ou “eu preciso” nas compras das famílias dos 140 alunos presentes.

“O consumismo é um dos grandes problemas da vida moderna, pois não causa apenas transtornos financeiros, mexe também com o psicológico das pessoas, além de ser um dos grandes causadores de depressão. As características de um consumista são as mesmas em qualquer lugar do mundo, eles compram para substituir ou compensar algum problema, como por exemplo, a saudade da família, a perda de um ente querido, entre outros”, afirma Vinícius Fonseca Marques, Coordenador do Procon.

Para Giselly Manso, palestrante, essa ação ajuda muito. “Ações como a do Procon são de grande importância para a educação de nossas crianças, pois faremos delas multiplicadores no consumo consciente em casa”.

Após a palestra a escola recebeu do Procon exemplares da Cartilha do Procon Mirim e do Código de Defesa do Consumidor para que possa ser dado continuidade ao trabalho de educação ao consumo junto aos alunos.

O objetivo da palestra propõe a reflexão nas crianças sobre a diferença entre desejo x necessidade, a fim de evitar o consumismo

Após a palestra a escola recebeu do Procon exemplares da Cartilha do Procon Mirim e do Código de Defesa do Consumidor