Detranit desenvolve ações pela melhoria e segurança no trânsito de Itajubá

Publicado por SECOM em: 13/12/2017


A Prefeitura de Itajubá tem feito um grande trabalho no trânsito de nossa cidade. E esse trabalho tem sido desenvolvido pelo Detranit – Departamento de Trânsito de Itajubá – órgão vinculado à Secretaria de Defesa Social.

Entre as grandes ações realizadas está a implantação da tão esperada Zona Azul (Sistema de Estacionamento Rotativo Pago) em vigor desde o dia 4 de dezembro. O Detranit é quem faz o gerenciamento deste sistema, que visa democratizar o espaço público e o número de vagas de estacionamento no centro da cidade. A operação do sistema é bem simples, com bilhetes sendo vendidos em estabelecimentos comerciais e através dos chamados Amarelinhos, cidadãos credenciados como Micro Empreendedores Individuais (MEI), que fazem não só a venda dos bilhetes como também orientam motoristas quanto ao funcionamento da Zona Azul.

O valor arrecadado pelo sistema, além de ser reinvestido na melhoria do próprio trânsito da cidade, tem função social importantíssima na redistribuição de renda entre os micro empreendedores cadastrados, fazendo com que os recursos da Zona Azul fiquem exclusivamente em Itajubá.

Outra ação importante é a sinalização horizontal de ruas e avenidas da cidade. Nunca Itajubá esteve tão bem sinalizada, com pinturas de faixas de pedestres, rotatórias, faixas contínuas, que ordenam o tráfego e facilitam a vida de motoristas e pedestres, tornando o trânsito de Itajubá muito mais seguro. Um exemplo disso é a Praça Dr. Lima Medeiros (Rotatória do Itaú), que se tornou modelo em sinalização horizontal em Itajubá.

E atendendo a inúmeros pedidos de usuários, o Detranit iniciou a demarcação da ciclofaixa na pista do lago no Parque da Cidade. Agora ciclistas e pedestres têm muito mais segurança ao transitar pela pista do lago, dando mais conforto e segurança aos amantes do Parque da Cidade.

Demarcação da ciclofaixa na pista do lago no Parque da Cidade

Demarcação da ciclofaixa na pista do lago no Parque da Cidade

Rotatória da Praça Lima Medeiros (Rotatória do Itaú) completamente sinalizada

Chamados de Amarelinhos, micro empreendedores individuais (MEI) cadastrados pela Prefeitura fazem a venda de bilhetes e orientam motoristas quanto ao funcionamento da Zona Azul

Bilhete de Zona Azul: arrecadação será reinvestida na melhoria do trânsito e redistribuirá renda entre os micro empreendedores credenciados pela Prefeitura, fazendo com que os recursos da Zona Azul fiquem exclusivamente em Itajubá