Equipe do setor de endemias captura caramujo africano no bairro Cruzeiro

Publicado por SECOM em: 06/02/2018


A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), tem trabalhado no combate e prevenção de endemias.

No início de fevereiro, após receber informações sobre o aparecimento de caramujo-gigante-africano no bairro Cruzeiro, a equipe do Setor de Combate às Endemias constatou in loco a presença do animal, onde foram capturados vários deles e realizado procedimento para combater o vetor, que pode transmitir diversas doenças como:

- Angiostrongylus costaricensis: responsável pela angiostrongilose abdominal, doença que provoca perfuração intestinal, de sintomas semelhantes aos da apendicite;

- Angiostrongylus cantonensis: responsável pela angiostrongilíase meningoencefálica, de sintomas variáveis, mas muitas vezes fatal.

O caramujo-gigante-africano pode pesar 200 gramas, e medir cerca de 10 centímetros de comprimento e 20 de altura. Sua concha é escura, com manchas claras, alongada e cônica. Além disso, sua borda é cortante. Este tipo de caramujo já foi encontrado em outros bairros da cidade, como Jardim das Colinas e Piedade.

Ao encontrar esse tipo de caramujo, entre em contato com o setor de endemias pelo telefone (35) 3692-1872, para que sejam tomadas medidas de combate e controle deste vetor.

Caramujo-africano-gigante