Prefeitura de Itajubá e LNA buscam soluções para reduzir a poluição luminosa no município

Publicado por SECOM em: 26/02/2018


Com o objetivo de discutir a importância de se reduzir a poluição luminosa no município, foi realizada, na Prefeitura de Itajubá, uma reunião sobre o tema, no dia 22 de fevereiro.

Participaram da reunião o secretário municipal de Planejamento da Prefeitura de Itajubá, Juliano Galdino Teixeira, a diretora de projetos da Secretaria de Planejamento, Marcela Naves (diretora de projetos), o diretor do Labortório Nacional de Astrofísica (LNA), Bruno Castilho, e a analista de Ciência e Tecnologia, Giuliana Capistrano. Também participaram da reunião os vereadores Carlos Molina, Rodrigo Melo e Renato Moraes, que fazem parte da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Itajubá.

A poluição luminosa é o excesso de luz artificial emitida pelos centros urbanos. Pode ser emitida em diversas formas, como por exemplo, por luzes externas, anúncios publicitários e, principalmente, pela iluminação pública. O LNA demonstrou total apoio ao projeto de implementação da parceria público-privada (PPP) que visa substituir a iluminação existente por luminárias de LED. Segundo eles, essa é a tecnologia mais adequada para evitar a poluição luminosa. Além disso, o Bruno Castilho informou que somente com a parceria público-privada será possível transformar esse projeto de substituição do parque de iluminação por LED em realidade. Ele também ressaltou que essa implementação trará inúmeros benefícios para o município, que investe em tecnologia.

O secretário de Planejamento, Juliano, informou que essa é uma preocupação da Prefeitura e que esta preocupação está expressa no edital de contratação da PPP. O edital exige que sejam cumpridas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O secretário informou também que nos primeiros seis meses de operação, a concessionária fará todos os estudos luminotécnicos necessários para que seja implantada a iluminação ideal em cada via do município, para que assim não haja perda de iluminação, poluição luminosa e custos desnecessários.

Itajubá vista do Observatório do Pico dos Dias (OPD)

O diretor do LNA, Bruno Castilho: apoio ao projeto de implementação da parceria público-privada (PPP) que visa substituir a iluminação existente por luminárias de LED

Reunião foi realizada na Prefeitura e o secretário de Planejamento, Juliano, informou que serão feitos estudos luminotécnicos para que seja implantada a iluminação ideal em cada via do município