Dia Mundial de Combate à Tuberculose: Prefeitura fará mobilização no dia 24 de março

Publicado por SECOM em: 02/03/2018


No dia 24 de Março, das 8h às 13h, a Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e o Programa de Controle da Tuberculose, fará uma mobilização referente ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, na Praça Theodomiro Santiago, centro da cidade.

A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que acomete principalmente os pulmões, porém pode se desenvolver em outros órgãos. A transmissão ocorre por gotículas contendo o bacilo e expelidas através da fala, tosse ou espirro de uma pessoa infectada que não esteja em tratamento. A doença tem cura se o paciente seguir o tratamento correto. O tratamento é gratuito, totalmente oferecido pelo SUS.

O objetivo da mobilização é conscientizar a população itajubense sobre a doença. Os profissionais da Saúde irão orientar as pessoas sobre a prevenção da Tuberculose, e os cidadãos poderão aferir a pressão arterial e medir a glicemia capilar.

E ATENÇÃO! Tosse por mais de três semanas pode ser tuberculose, ao identificar os sintomas procure uma unidade de saúde mais próxima.