Mutirão de espirometria: Prefeitura oferta o exame com periodicidade e reduz a demanda

Publicado por SECOM em: 11/04/2018


A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou mutirão da espirometria, no dia 6 de abril, na Faculdade Wenceslau Braz (FWB). Este é o segundo mutirão realizado em 2018 - o primeiro foi no mês de fevereiro - e em 2017 outros mutirões de espirometria foram feitos na Policlínica da Varginha.

A espirometria é um exame realizado para medir o volume e a velocidade do ar que entra e sai dos pulmões. É um exame indolor e não invasivo, e procura medir, entre outras coisas, o consumo de oxigênio na respiração e, de acordo com os resultados, é possível o diagnóstico de diversas doenças respiratórias como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), bronquite e asma, como doenças ligadas a outras partes do corpo humano e que também influenciam na boa respiração.

O exame de espirometria é indicado para quem é tabagista, utiliza fogão à lenha, sente falta de ar ou tem histórico de doença pulmonar. - O resultado está sendo ótimo, pois a demanda está muito bem controlada. Com esses mutirões sendo feitos a cada dois ou três meses, estamos reduzindo o tempo de espera -, avalia o secretário municipal de Saúde, Nilo Baracho.

Espirometria é um exame indolor e não invasivo, e procura medir, entre outras coisas, o consumo de oxigênio na respiração

O secretário Nilo Baracho e a equipe de Saúde

Exame diagnostica diversas doenças respiratórias como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), bronquite e asma