Relação entre indústrias e startups é tema do WE INOVAI Fórum

Publicado por SECOM em: 08/05/2018


Empreendedores de Itajubá e região têm encontro marcado, em 10 de maio, no WE INOVAI Fórum – Desenvolvendo ambientes de negócios entre indústrias e startups, no Teatro Municipal Christiane Riera. Este é um evento promovido pela INOVAI – Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo e será realizado, a partir das 18h30.

O Fórum contará com palestras e um painel, que terá como tema central o Papel das startups na revolução tecnológica da indústria. O painel terá como convidados Carlos Vitor Rodrigues Conti, CEO da Honeywell; Haley Takano, CEO da startup Comprovei; e Flávio Roscoe Nogueira, presidente do Sindicato das Indústrias de Malhas de Minas Gerais e presidente eleito da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais). O debate será mediado pelo empresário Vasco Varanda Picchi, CEO da startup Safe Trace.

Já as palestras serão ministradas pelo diplomata, líder do Projeto Diplomacia da Inovação em Minas Gerais, Juliano Alves Pinto; pelo presidente da EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), Jorge Almeida Guimarães; e pelo presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior.

SOBRE A INOVAI

A INOVAi foi criada, em agosto de 2017, por um consenso entre entidades do governo federal, estadual e municipal de Itajubá, bem como pelas associações de classe dos setores da indústria, do comercio e instituições de ensino, por entenderem que Itajubá possui mecanismos de geração de renda e de empregos baseados na ciência, tecnologia e inovação.

A associação se propõe a gerir, de forma colaborativa, as ações, projetos e atividades de inovação e empreendedorismo do município, como o programa de incubação de empresas de base tecnológica e o parque científico tecnológico, para consolidar o município como uma cidade com inteligência tecnológica.

SÓCIOS FUNDADORES

A associação tem como sócios fundadores a Prefeitura Municipal de Itajubá; a Unifei; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais (Sedectes); a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (Facesm); a Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Itajubá (ACIEI); a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajubá (CDL); e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI).

PROGRAMAÇÃO

18h30: Credenciamento

19h00: Abertura Oficial

19h40: Conferência de Abertura

Conexão Indústria e Startup – Visão global e a singularidade de Itajubá - Juliano Alves Pinto – Diplomata

20h10: Painel: O Papel das Startups na Revolução Tecnológica da Indústria - Mediador: Vasco Varanda Picchi – CEO da Startup Safe Trace

Posicionamento de uma empresa global instalada em Itajubá – Relação indústria/startup - Carlos Vitor Rodrigues Conti – CEO da Honeywell

Desafios no engajamento entre grandes empresas e startups - Halley Takano – CEO da startup Comprovei

Atuação da FIEMG no Fomento das Relações entre Startup e Indústria - Flávio Roscoe Nogueira – Presidente do Sindicato das Indústrias de Malhas de Minas Gerais e presidente eleito da FIEMG

21h10: Política de apoio da EMBRAPII para conexão Indústria/Startup - Jorge Almeida Guimarães – Presidente da EMBRAPII

21h40: Indústria 4.0 – Oportunidade de negócios entre Indústria e Startups - Olavo Machado Junior – Presidente da FIEMG