Dia de Luta Antimanicomial: Data foi marcada com ação na Praça Theodomiro Santiago

Publicado por SECOM em: 18/05/2018


A Prefeitura de Itajubá, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) e do Centro de Terapia e Atenção a Saúde Mental (CETASM) Dr. Bezerra de Menezes, realizou ações referentes ao Dia de Luta Antimanicomial, cuja data comemorativa é o dia 18 de maio.

Entre as atividades realizadas, no dia 17 de maio, aconteceu uma tarde de cinema - Cineterapia - para os usuários do programa de saúde mental de Itajubá, no CETASM, no bairro Novo Horizonte. Na sexta-feira, dia 18, a programação começou às 9 horas, com um Sarau de Saúde Mental, na praça Theodomiro Santiago, centro da cidade.

Após a abertura, os presentes participaram de um treinamento como tema - Cmo ser feliz mesmo estando só -, com a Terapeuta Leila González. Os usuários do programa de saúde mental fizeram apresentações artísticas e também puderam assistir uma apresentação de dança com os alunos da Cia. de Dança Marcílio Bastos.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais do sistema de saúde mental, que eram contra o tratamento desumano dado aos usuários, organizaram o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios. A reivindicação aconteceu durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru interior de São Paulo. Com o passar dos anos, o movimento aumentou sendo instituído o dia 18 de maio como oficial pela luta em todo o país.

Confira alguns momentos. Veja mais no Facebook/prefeituraitajuba