Greve dos caminhoneiros afeta serviços das áreas de Saúde e Educação do município

Publicado por SECOM em: 23/05/2018


Conforme divulgado pela mídia em geral, desde o dia 21 de maio, segunda-feira, está ocorrendo em todo o Brasil um movimento de paralisação gerado pelos caminhoneiros, causando interdição de rodovias federais e estaduais.

Em decorrência dessa paralisação, a Prefeitura de Itajubá informa que alguns serviços essenciais nas áreas de Saúde e Educação do município estão sendo afetados, como o transporte de pacientes para outros municípios e o transporte escolar. No caso do transporte de pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde informa que está conseguindo manter o serviço básico de TFD - Transporte fora do Domicílio, como o transporte para o serviço de Oncologia de Poços de Caldas e dentro do município. Apenas duas viagens, uma para consulta ambulatorial em São Paulo, que não era urgente, e outra para Barretos (SP) foram canceladas. Ambas serão remarcadas de forma a manter o compromisso com os pacientes.

Em relação ao transporte escolar, 20% dos veículos da Secretaria Municipal de Educação já estão sem combustível, e os alunos e pais foram comunicados sobre a suspensão do serviço. A Prefeitura lamenta pela suspensão destes serviços e informa que está recebendo comunicados dos postos de combustíveis do município referentes ao fornecimento de combustível para a Prefeitura até que a situação se normalize.

Os Correios também informam que, devido ao acúmulo de carga nos centros de distribuição, estão suspensos os serviços com hora marcada (Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária) em todo o território nacional. Além disso, os objetos postais (encomendas, documentos e malote) terão seus prazos de entrega dilatados em cinco dias a partir de 22 de maio, em caráter temporário.