Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho

Publicado por SECOM em: 04/06/2018


Em decorrência do impacto da paralisação dos caminhoneiros nos atendimentos em serviços de Saúde, a Prefeitura de Itajubá e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) informam que o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe até o dia 15 de junho.

A Campanha estava prevista para encerrar no dia 1º de junho, última sexta-feira, porém em muitos lugares do Brasil, os moradores de zona rural e de locais mais distantes ainda estavam sendo vacinados e, com a falta de combustível, as equipes não conseguiram chegar até estes locais.

Em Itajubá, até o dia 28 de maio, conforme informações da Secretaria de Saúde, 86% da meta havia sido cumprida. Com a ampliação de mais uma semana de Campanha, a meta será atingida.

Após o fim da Campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. O Ministério da Saúde reforça a importância dos estados e municípios continuarem a vacinar os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Após o fim da Campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.