Programa Pequenos Olhares beneficiará alunos das escolas municipais que necessitam de óculos

Publicado por SECOM em: 11/06/2018


Os alunos das escolas municipais que possuem algum tipo de problema oftalmológico, causando dificuldades no aprendizado, poderão participar do programa Pequenos Olhares, uma iniciativa apresentada para a Prefeitura de Itajubá e Secretaria Municipal de Educação (SEMED) pela Associação Comercial e Empresarial de Itajubá (ACIEI) em parceria com a Rede de Óticas Carol, idealizadora do programa.

O trabalho consiste em identificar os alunos das escolas municipais que têm problema oftalmológico, e a proposta é fornecer, sem custo para a família, o óculos para a criança. O projeto foi apresentado na quinta-feira, dia 7, para a primeira instituição de ensino a receber a iniciativa: Escola Municipal Francisco Pereira Coutinho (CAIC), localizada no bairro Novo Horizonte. O gerente da ACIEI, José Geraldo Nadur, e a coordenadora de Eventos da Associação Comercial, Edna Santos, foram recebidos pela secretária de Educação, Mariângela Alves, e pela equipe pedagógica da escola.

-O projeto da Rede de Óticas Carol veio ao encontro do trabalho que a Associação Comercial já realiza nas escolas, seja por meio da Campanha antidrogas (Drogas, não entre nesse jogo!) ou de outras atividades que já fazem parte do calendário da entidade-, destacou José Geraldo. A secretária Mariângela agradeceu e parabenizou a iniciativa da ACIEI: -Nós já identificamos vários alunos nessa situação e temos a certeza que essa ação vai contribuir muito não só para o aprendizado, mas para a qualidade de vida dessas crianças-.

Estima-se que oito em cada dez crianças em idade escolar nunca foram ao oftalmologista. Além disso, cerca de 30% dessas crianças têm algum problema de visão passível de correção com o uso de óculos. Para adquirir os óculos, as crianças precisam ter entre 4 e 11 anos de idade, dioptria de -8 a +8, astigmatismo -4, estudarem em escola pública e comprovar a matrícula com um dos seguintes documentos: declaração de matricula do ano; declaração de frequência com carimbo da escola; RG escolar com foto e carimbo do ano atual.

A especialista em Educação, Meire Cristina Santos Silva; a vice-diretora, Érica do Carmo Santiago; a diretora da Secretaria de Educação, Liliam Nogueira Machado; a diretora, Rute Duarte Silva; a secretária de Educação, Mariângela Alves; o gerente da ACIEI, José Geraldo, e a coordenadora Edna Santos