Itajubá recebe visitas técnicas para conhecer as boas práticas adotadas no ecossistema de empreendedorismo do município

Publicado por SECOM em: 18/09/2018


Duas missões técnicas de Minas Gerais visitaram a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI) e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT) para conhecer as boas práticas adotadas no ecossistema de empreendedorismo do município.

O primeiro encontro trouxe a Itajubá representantes da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Inconfidentes (INCETEC) e do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), no dia 23 de agosto. As visitas tiveram como objetivo conhecer a estrutura física, as potencialidades, as oportunidades e os desafios da incubadora itajubense. Outro ponto abordado durante a reunião foi sobre a importância de se estreitar laços entre as incubadoras e instituições parceiras. A criação e a consolidação da INOVAI também foram temas discutidos durante a visita.

-É muito importante estreitar essas relações dentro do ecossistema mineiro. Acredito que é fundamental transformar essa sinergia na área de inovação, tecnologia e empreendedorismo em um ganha-ganha, ou seja, que essa troca bilateral traga benefícios a todos-, disse o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio da Prefeitura de Itajubá, José Fernando Grassi Bissacot. Ele participou da recepção aos visitantes, ao lado do diretor geral da INOVAi, Maurício Pinho Bitencourt.

Essa troca de experiências e saberes também foi o mote da visita de representantes da Prefeitura de Itabira à sede da INOVAI e às dependências da INCIT, em 6 de setembro. Além das visitas de Itabira e de Inconfidentes, a INCIT já também recebeu representantes de outros polos de inovação. A última que aconteceu foi a de alunos, professores e coordenadores de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus de Dois Vizinhos.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio da Prefeitura de Itajubá, José Fernando Grassi Bissacot, e o diretor geral da INOVAi, Maurício Pinho Bitencourt, receberam os visitantes, entre eles, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo da Prefeitura de Itabira, José Don Carlos Alves Santos