Agentes comunitários de Saúde participaram de capacitação sobre Fitoterapia

Publicado por SECOM em: 04/10/2018



A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), e a Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt), realizaram, nos dias 27 e 28 de setembro, uma capacitação sobre a Fitoterapia.

A capacitação foi direcionada a todos os agentes comunitários da Saúde de Itajubá e contou com palestra ministrada pela farmacêutica Gabriela Guimarães e Silva, com objetivo resgatar os valores da cultura popular em relação ao uso das plantas, da agricultura familiar e dar embasamento científico à prática, partilhando conhecimentos passados através de gerações.

Os demais profissionais também serão capacitados e o curso será realizado em módulos, de modo que todos os profissionais desenvolvam habilidades para trabalhar com a população.

O uso das plantas medicinais é tão antigo quanto à humanidade. O homem ao observar a flora passou a verificar o uso das plantas pelos animais e passou também a utilizá-la. A partir de então, os benefícios das plantas foram sendo multiplicados entre as pessoas. Até hoje os orientais fazem uso rotineiro das plantas com o tratamento da Fitoterapia.