Espaço Cultural Talento e Arte Maria Lira Pereira apresenta a exposição Gatos

Publicado por SECOM em: 04/10/2018


Até o dia 9 de novembro, o Espaço Cultural Talento e Arte Maria Lira Pereira no Museu Wenceslau Braz, apresenta a exposição Gatos, das artistas e servidoras municipais Benedita Rosária Gonçalves dos Santos e Clara Lúcia de Souza Coelho.

Benedita Rosária Gonçalves dos Santos nasceu em Itajubá, é funcionária da Prefeitura de Itajubá e atua como técnica em Enfermagem. É autodidata em desenho, desde a infância. Iniciou com Pintura em Tecido em 1999, no CEAK (Centro Espírita Alan Kardec), após participar de trabalhos mediúnicos, na mesma instituição. Em 2002, orientada pela senhora Myrtes Matias de Souza, iniciou suas pinturas em tela. Atuou como Auxiliar de Terapia Ocupacional no CETASM (Centro de Tratamento e Atenção a Saúde Mental), como voluntária. Colabora como instrutora nas aulas de artesanato e pintura em tecido no Ateliê do CEAK, desde 2000. Pinta em acrílico e óleo sobre tela, faz artesanatos utilizando materiais recicláveis como: retalhos, barbante, madeira, crochê e macramê.

Clara Lúcia de Souza Coelho nasceu na cidade do Rio de Janeiro, capital, e há dez anos reside em Itajubá. Formada no Magistério, lecionou por 20 anos na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Trabalhou na Escolinha de Artes do Tablado, no Rio de Janeiro, com crianças da pré-escola desenvolvendo diversas modalidades artísticas (técnicas de desenho, colagem, pintura, recreação, jogos e teatro). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (USU), atualmente trabalha como Bibliotecária na Biblioteca Municipal Antônio Magalhães Lisboa. Apaixonada por trabalhos manuais, iniciou seus trabalhos artísticos ainda criança e aos poucos foi se aprimorando. Cursou aulas de Desenho e Pintura em Tecido no SENAC, no Rio, e em 2008 iniciou suas aulas de pintura em tela com a professora Maria Aparecida Ferraz. Atualmente, em parceria com Benê Santos e com as aulas do professor Márcio Ferreira, vem aprendendo novas técnicas e recebendo orientação para aperfeiçoar seus trabalhos de óleo em tela.